sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Projeto de retomada do Amador fecha com êxito

Depois de dois anos sem um campeonato Amador, três desportistas resolveram se unir a dar um primeiro passo rumo ao um retomada do chamado futebol de varzea, resgatando a tradição quase centenário do futebol que por anos uniu as comunidades da Fronteira nas tardes de domingo e revelou muitos craques para o futebol profissional.
No último domingo encerrou a Copa Nery Savi, nome dado a este primeira iniciativa para resgatar o Amador da Cidade. Depois de 10 clubes participantes, São Paulo e Deportivo Colina, um clássico do Bairro Armour, decidiram o título e o Deportivo Colina venceu o rival por 2 x 1 e sagrou-se campeão. Mas não foram apenas os vencedores que comemoraram o grande desfecho da competição no Estádio Miguel Copatti.
A competição também consagrou a iniciativa de um trio formado pelos ex presidentes da Lisea-Liga Santanense do Esporte Amador, Antônio Carlos da Silva e Arthur Vicente Guariente e o presidente do Armour F.C. Aimoré Belmonte. A mobilização e a parceria com os clubes foi articulado ainda antes da Copa do Mundo e em agosto a bola rolou no Miguel Copatti. A competição se desenvolveu com excelente nível técnico e foi aos poucos despertando atenção do público. A integração com clubes de Rivera também foi ponto positivo. O sucesso da competição também se deve aos parceiros, caso do desportista Abraão. A premiação foi doada pelo desportista Gay Savi, em forma de agradecimento pela homenagem a memoria de seu pai, que deu nome da competição. O troféu de vice campeão foi doado pelo Vereador Lídio Mendes, o Melado. A organização ainda agradece a Brigada Militar, que dá apoio a segurança da competição e o desportista Jansem Nogueira, que doou um televisor para gerar recursos em dinheiro para premiação as equipes. O vice campeão ganhou R$ 250.00 e o campeão levou R$ 500.00. Para 2019 j á está sendo cogitada uma competição com mais clubes e uma homenagem aos ex presidentes da Liga Santanense do Esporte Amador.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos