sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Novos pardais são instalados em Livramento

Com três meses de atraso, começou a instalação dos novos pardais das rodovias federais do Rio Grande do Sul. A BR-158 está ganhando quatro, todos em Santana do Livramento. A ideia é aumentar a segurança de quem chega e sai da Fronteira da Paz pela principal via de acesso ao Município.

Também aqui em Livramento, estão sendo instalados dois na BR-293, um deles é esse que fica em frente ao acesso ao parque José Rufino de Aguiar Filho, na Chácara da Prefeitura.

A empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica, do Ceará, é a responsável pelos equipamentos. Serão cinco anos de contrato. Metade dos novos controladores terá sistema com identificação das placas de todos os veículos, mesmo daqueles que não passarem acima da velocidade.

Os atuais controladores seguem funcionando pelo menos até janeiro, quando vence o último prazo do contrato com a gaúcha Kopp Tecnologia. A empresa presta o serviço no Rio Grande do Sul desde 2010, tendo o seu contrato prorrogado pelo Dnit por quatro vezes por causa da demora em concluir a licitação que havia sido lançada em maio de 2016. A concorrência foi interrompida e reaberta ao menos quatro vezes devido a ações na Justiça.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos