qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Um “Cantador” com mais de 40 anos de estrada na música regional

O Cantor e compositor Adair de Freitas, aos 72 anos, participa ativamente do movimento nativista gaúcho e recentemente venceu a 26ª Tertúlia Musical de Santa Maria conquistando três premiações

Com a guitarra nos braços dedilhando uma milonga e o olhar “mirando” ao longe, o cantor e compositor Adair Rubim de Freitas recebeu a reportagem do Jornal A Plateia nesta semana para uma boa “charla” sobre a nossa música regional. Rodeado por troféus dos mais variados festivais nativistas, o cantor que possui uma consolidada carreira de mais de 40 anos diz ainda ter muito tempo pela frente para nos brindar com suas composições que são nascidas das mais pura vertente de inspiração: O campo e sua gente. Adair de Freitas é autor de músicas que se tornaram verdadeiros clássicos do cancioneiro regional, tais como De Já Hoje, Meu Canto, Mocito , Previsão , Changueiro de Vida e Lida, Vento Xucro e mais recentemente Romance de um Peão Posteiro com a qual foi vencedor da Califórnia da Canção Nativa.
Aos 72 anos de idade o cantor diz se sentir muito bem em ainda poder fazer aquilo que mais gostar que é cantar e compor. “A música vem ao natural, estes dias mesmo acordei com uma letra na mente, sentei com o violão e ela foi saindo naturalmente. Gosto de compor milongas, e assim nasceu mais contou o músico” enquanto floreava o violão.
Vencedor de inúmeros festivais como melhor interprete, letrista e compositor, Adair de Freitas trouxe para Santana do Livramento no final de semana passado mais três prêmios quando conquistou o 1º lugar na 26ª edição da Tertúlia Musical Nativista da cidade de Santa Maria, além das premiações de melhor letra do evento e música mais popular conquistada pelo voto do público.” Foi uma grande alegria. Dividi o palco com músicos experientes e a gente acabou apresentando um bonito trabalho. Essa música é um auto retrato, conseguiu colocar nela algumas inquietudes que eu trago nesse oficio de cantador. Ela conseguiu chegar talvez pela sua simplicidade nos jurados e também no público. A minha surpresa maior foi com a premiação de música mais popular até porque tinha lá três músicas de Santa Maria O pessoal gostou bastante e nós saímos de lá com mais essa importante premiação para nossa carreira” destaca.
O músico comenta ainda que em breve vem trabalho novo pelo frente, será uma coletânea de músicas de festivais, “Adair de Freitas Nos Festivais” apresentando alguns trabalhos premiados e outras composições que fazem parte da sua história, além de um disco com composições inéditas.” Essa coletânea irá trazer músicas bastante antigas, algumas com mais de 40 anos, que essa nova geração talvez nem conheça. A nossa ideia é apresentar um trabalho bonito para o público que é apreciador da música nativa. Além do mais vamos seguir trabalhando nos festivais também que são uma grande vitrine para a nossa música” encerrou o cantor.

Matias Moura – contatomatiasmoura@hotmail.com