sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Senac Santana do Livramento é premiado em concurso de soletração em inglês na capital

João Guilherme Malinoski Ambrozio de Souza conquistou o 4º lugar no Spelling Bee, que reuniu alunos de escolas de todo o Estado

 

O Senac Santana do Livramento foi premiado no Spelling Bee, concurso de soletração em inglês que reuniu alunos de todo o Estado no dia 16 de outubro, em Porto Alegre. O estudante dos cursos de idiomas da escola, João Guilherme Malinoski Ambrozio de Souza, conquistou o 4º lugar na categoria Kids & Teens. Foram mais de seis horas de competição e cerca de 50 alunos em uma acirrada disputa. A tradicional competição é febre nos Estados Unidos e é promovida pelo Senac-RS desde 2016. A cada ano ganha mais força e conquista mais adeptos que participam de intensas seletivas em suas respectivas cidades para chegar à grande final estadual. Foram mais de cinco mil jovens e um total de aproximadamente 300 horas de provas realizadas.

 

“Senti como se estivessem torcendo por mim e como se estivesse representando Livramento. Estava nervoso, me senti bem e feliz”, declara Guilherme. O professor Miguel Martinez, acompanhou de perto a preparação do aluno. “Sempre me senti fascinado pelo aprendizado de idiomas, de aprender português assistindo TV quando criança a me tornar professor de inglês certificado pela Cambridge com 17 anos. São características que vi no João, desde a primeira aula, aquele garoto tão ‘pequeno’, mas que por dentro é imenso, cheio de curiosidade, ao ponto de ser hiperativo às vezes, sempre com a resposta certa na ponta da língua, mesmo quando os colegas eram quase do dobro do tamanho, ele sempre olhou mais alto”, conta. “Quando a oportunidade de participar no Spelling Bee surgiu, eu não duvidei nem um instante que ele tinha um lugar reservado na competição e que ele ia dar o melhor de si para chegar o mais longe possível”, completa o docente.

 

Para a diretora do Senac Santana do Livramento, Luciele Catia Tubin,  acompanhar a dedicação e performance dos alunos, o amor e incentivo de docentes, as disputas acirradas em todas as fases desta competição, o apoio e participação das famílias, é intenso e maravilhoso. “Saliento também a importância do investimento da organização para a realização do evento, o que é incrível e satisfatório.  Parabéns aos envolvidos, especialmente aos representantes de nossa escola, os alunos Nicolas (Spelling Bee Adulto) e João (4º lugar Spelling Bee Kids e Teens) e seus docentes”, relata.

 

Sobre o Spelling Bee

O Spelling Bee é uma competição muito popular nos Estados Unidos. A disputa, que basicamente consiste em ouvir e soletrar as palavras em inglês, incentiva o estudante a aprender não apenas o significado das palavras e seus usos, mas também a soletrar as mesmas de forma correta. Nos EUA, os principais fomentadores das competições são as instituições de ensino.

 

Confira os premiados:

 

Categoria Kids & Adults

1) Isabelle Vaz da Costa – Senac Alegrete

2) Eduardo da Rosa Sostisso – Senac Erechim

3) Mariane Polet de Almeida – Senac São Borja

4) João Guilherme Malinoski Ambrozio de Souza – Senac Santana do Livramento

5) Messias Golo Cauduro – Senac Torres

 

Categoria Adults

1) Alysson Aurélio de Araújo – Senac Alegrete

2) Gabriel Leonardo Fortes – Senac 24 Horas (POA)

3) Anderson de Pietro Severo – Senac Erechim.

 

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

Sobre o Senac-RS
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 72 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade e, em 2018, celebrou o reconhecimento Melhores em Gestão, concedido pelo PNQ.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos