qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Gaúcha explica sucesso de cota a vítimas de violência e outras ações de equidade do Senado

A Diretora-Geral do Senado Federal, Ilana Trombka, estará em Porto Alegre na manhã da próxima segunda-feira, 12/11, para participar de encontro sobre equidade de gênero na gestão de pessoas. O evento acontece no Teatro Moacyr Scliar, e é organizado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), em parceria com o Comitê ElesPorElas UFCSPA, vinculado à ONU Mulheres.

Ilana deve destacar alguns exemplos da administração do Senado nessa área, como a criação de cota de 2% das vagas em contratos de trabalho terceirizado para mulheres vítimas de violência doméstica. A iniciativa está em seu terceiro ano e conta com a parceria do Governo do Distrito Federal, que recruta essas trabalhadoras. Elas têm sua identidade preservada inclusive frente aos gestores do Senado, e somam exemplos de superação. Outras ações, como as do comitê pró-equidade e a oferta de curso à distância sobre a Lei Maria da Penha serão abordadas pela diretora-geral, que comemora o patamar de 40% de cargos de chefia e de direção da Casa em mãos femininas, enquanto a representação legislativa no Senado se mantém em 15% de parlamentares mulheres.

Gaúcha, Ilana Trombka está no Senado desde 1998 e é diretora-Geral há quase quatro anos. Nesse período se dedicou a implementar e fortalecer iniciativas de equidade de gênero na instituição. Graduada em Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social, ambas pela PUC-RS, possui especialização em Direito Legislativo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Ilana Trombka lecionou em diversas universidades e coordenou o curso de Comunicação Social no UniCEUB-Centro Universitário de Brasília. É, ainda, cofundadora da Frente Parlamentar do Programa Antártico Brasileiro e do Grupo de Mulheres do Brasil – secção DF. Também é ganhadora de duas edições do Prêmio Opinião Pública.

As inscrições para a palestra, que é gratuita, podem ser feitas por meio do portal www.ufcspa.edu.br.

Por: Juliana Borges dos Santos
Chefe de Gabinete da Diretoria-Geral