ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Projeto de Lei visa tornar Livramento oficialmente a Capital Nacional da Ovelha

Proposta do deputado Federal Luiz Carlos Heinze , agora senador eleito , está em tramitação em Brasília e visa oficializa o município com o título de maior produtor de ovinos do país

Está em tramitação no Congresso Nacional em Brasília um projeto de lei PL1191/2015 de autoria do deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP), hoje senador eleito, que visa oficializar o município de Santana do Livramento como a Capital Nacional da Ovelha, tanto por sua importante história dentro da ovinocultura quanto pelo número de ovinos que o município possui atualmente que segundo dados oficiais da matéria passa de 450 mil animais. O projeto que foi enviado ainda em 2015 com o apoio da Associação e Sindicato Rural do município e também pela Associação de Ovinocultores, já passou por várias fases, e deverá entrar na pauta de votação em breve. Com a eleição de Heinze para o senado, quem assumirá a pauta daqui para a frente será deputado federal reeleito Giovani Cherini (PR).
O texto da matéria que entrará em votação em breve destaca entre outros pontos a questão da importância econômica da ovinocultura para o município que anualmente promove exposições e feiras nas quais se realizam remates para a venda de reprodutores e ventres com exemplares de sete raças ovinas diferentes – Corriedale, Ideal, Textel, Ile de France, Merino Australiano, Merino Dohne e Poll Dorsett.
Segundo a matéria, dos campos e coxilhas de Sant’ Ana do Livramento emergem para o Rio Grande do Sul e para o Brasil reprodutores ovinos de extraordinárias estirpes genéticas de alta produção e produtividade de carne ovina e lãs que colaboram incisivamente para a economia do país, bem como a Exposição Feira Ovinos de Verão do município que está entre as maiores do estado com faturamento em alguns edições ultrapassando a casa do milhão em suas comercializações.
No município a expectativa é bastante grande para a oficialização do título, sobre tudo no meio ovinocultor. Para o presidente da Associação Santanenses de Ovinocultores e vice presidente da Associação e Sindicato Rural de Santana do Livramento, Jair Menezes, está será a realização de um sonho e de uma luta de muito anos pelo reconhecimento do município e sua importância para a ovinocultura nacional. Menezes destaca ainda que o título é uma forma de render uma justa homenagem para a cidade que já possuiu no passado mais de 1 milhão e 100 mil ovinos, além de ter o maior e mais importante Lanifício da América do Sul, o antigo Lanifício Albornoz. “Nós estamos muito felizes com essa possibilidade. Desde 2015 estamos trabalhando para isso juntamente com a Associação e Sindicato Rural, que na época era presidida pelo Luiz Claudio Andrade.

É um conjunto de esforços, muitas pessoas estão envolvidas para que esse reconhecimento aconteça. Livramento merece pela sua importância para a ovinocultura. Aqui aconteceram muitas coisas importantes para o desenvolvimento do setor, como por exemplo a fundação da Associação Riograndense de Criadores de Ovinos (ARCO) no dia 19 de janeiro de 1942, que depois passado muito tempo veio a se tornar a Associação Brasileira que hoje tem sede em Bagé. Nós tivemos também o Lanifício da Família Albornoz que na sua época foi considerado o mais moderno da América do Sul. Aqui também nós fizemos um Congresso Mundial da Raça Corriedale em 1985 que é considerado até os dias de hoje o maior congresso da raça já realizado no mundo onde estiveram 10 países participando e foi aqui em Livramento também que se realizou a primeira exposição mundial da Raça Corriedale. Além disso dois criadores santanenses da família Martins, o Davi Fontoura Martins e o Orlando Pires Martins trouxeram a raça Texel para o Brasil e daqui ela foi se espalhando para os outros estados e hoje é uma raça encontrada em todo o país. Além disso foi daqui também que a raça Texel saiu também para o Paraguai através de um trabalho que nós realizamos no país vizinho. Por estes e outros motivos é que nós esperamos que o município seja agraciado com este título mais do que justo de Capital Nacional da Ovinocultura” encerrou.

A expectativa pelo anuncio no município é grande e poderá acontecer nos próximos meses segundo o cronograma das votações em Brasília, em Livramento um monumento deverá ser erguido na entrada no município está sendo planejando. Além disso outro projeto também encaminhado via demanda dos produtores do município está em tramitação na câmara federal através do deputado federal Afonso Hamm (PP) que intuito a criação do “Dia Nacional da Ovinocultura” a ser comemorado no dia 19 de Janeiro, data de fundação da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos.

Matias Moura – contatomatiasmoura@hotmail.com

Sicredi Essência conclui as Assembleias 2024

Coordenadores de Núcleo, do Rio Grande do Sul e Espírito Santo, levaram o voto dos associados e aprovaram a destinação dos resultados e outras pautas