qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Várias crianças acompanhadas dos professores compartilharam de um dia rural diferente da sala de aula.

Evento discutiu sobre a importância de preservar o campo nativo que é uma característica do Bioma Pampa

Dentre o cronograma da 80ª Expofeira de Santana do Livramento, uma das atividades que aconteceu na terça-feira (16) e quarta-feira (17), foi a Primeira Charla Binacional de Pecuária em Campo Natural que foi realizada no Movimento Nativo Coxilha de Santana por uma parceria entre Intendência Departamental, Emater/RS, Associação de Engenheiros Agrônomos, Comissão Jovem do Sindicato Rural, Prefeitura Municipal e o Centro Agronômico de Rivera.
O evento reuniu produtores e técnicos envolvidos no tema importante que é: “Bioma Pampa – Caracterização e potencialidades”, pessoas do Uruguai, Rio Grande do Sul e Argentina discutiram sobre o tema, potencialidades, caracterização do Bioma, além de relatos de produtores rurais sobre o manejo do campo e experiências. No segundo dia, foi falado sobre as ameaças externas em função da agricultura e também sobre legislação ambiental não só no Brasil, como no Uruguai e na Argentina.
Segundo o Engenheiro Agrônomo, Gaspar Acácio Oliveira Santana, da Associação Santanense de Engenheiros Agrônomos, que fez parte da organização do evento, o município possui a maior área de campo nativo dentro desse bioma, e por esse motivo é necessário aproximar o conhecimento que é produzindo dentro das universidades para assim gerar um melhoramento da atividade de pecuária. “Essa discussão é importantíssima para a conservação do bioma. O que nós trouxemos para dentro do evento são as características de manejo, suas potencialidades e principalmente o conhecimento adquirido pelas diversas entidades que pesquisam o tema. Além de aproximar os produtores que falaram sobre o manejo e preservação do campo nativo” disse.
Alex Fabiano Gonçalves, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, destaca a importância da colaboração conjunta dos municípios de Livramento e Rivera estarem somando esforços para realizar esse evento que serviu para abordar estudos relacionados à conservação e à diversificação da matriz produtiva dentro do campo nativo.
“Para nós é muito importante a discussão desse tema para o município que ainda conserva uma grande área com este bioma que é exatamente importante para a sociedade em um todo, desde a preservação da biodiversidade, a questão do armazenamento de carbono, recursos hídricos, controle da temperatura ambiente e uma série de serviços ecossistêmicos que estão sendo perdidos pela evolução de algumas culturas anuais de forma indiscriminada, e isso é uma questão que precisa ser bastante discutida”, finaliza.

Lauren Trindade – laurentrindade@jornalaplateia.com

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.