sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Análise de dados e elaboração de relatórios é tema de workshop policial

Nesta quinta-feira, a 12° Delegacia de Polícia Regional do Interior ministrou o I Workshop de Análise de Extrações de Dados e Produção de Relatórios de Investigação.

O projeto, idealizado pela Delegada Regional Ana Tarouco e pela sua equipe do Setor de Inteligência Policial e Análise Criminal (SIPAC), com o apoio logístico da UNIPAMPA, objetivou, nesta edição, reunir policiais da 12ª Região Policial que atuam em cartórios e em investigação para uma oficina prática sobre ferramentas de extração de dados e a elaboração de relatórios de investigação. A workshop foi conduzido pelos Inspetores Odone Simundi e Marcio Kozenko, os quais estão lotados na Delegacia Regional.

A demanda surgiu da criação do Núcleo de Extração de Dados na sede da Delegacia Regional, bem como da necessidade de ampliar a qualidade dos documentos produzidos pelas equipes, permitindo uma melhor análise contextual dos dados pelos operadores do sistema, Ministério Público e Poder Judiciário.

A Del. Ana Tarouco destacou que o objetivo da oficina é trocar experiências de sucesso e sanar dificuldades, permitindo uma uniformidade na elaboração de documentos, de forma que todo o conjunto probatório coletado seja aproveitado na elaboração da prova, garantindo, ao final, uma investigação mais qualificada.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos