sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

1ª Charla Binacional de Pecuária em Campo Natural inicia nesta terça-feira

Santana do Livramento e Rivera sediam a partir dessa terça-feira(16) a primeira edição da Charla Binacional de Pecuária em Campo Natural. O evento está marcado para iniciar a partir das 9 horas da manhã no movimento Nativo Coxilha de Santana que deverá receber um grande público nesta terça e quarta-feira para debater o tema central do encontro: A conservação e o manejo do campo nativo.

O evento é uma promoção da prefeitura municipal e intendência departamental com o apoio de diversas instituições que estão engajadas na discussão dessa temática. Como o objetivo de discutir questões relativas ao Bioma Pampa e as áreas de pecuárias em campo nativo que fazem parte deste ecossistema rico em sua fauna e flora, é que Santana do Livramento e Rivera irão receber técnicos, professores e produtores rurais brasileiros e uruguaios na 1ª Charla Binacional de Pecuária em Campo Natural.

Segundo o engenheiro agrônomo Gaspar Acácio Oliveira Santana, da Associação Santanense de Engenheiros Agrônomos, que faz parte da organização do evento, a charla tem como principal objetivo a discussão sobre a importância da preservação do campo natural que é uma característica do Bioma Pampa. O agrônomo destaca que atualmente Santana do Livramento possui a maior área de campo nativo dentro desde bioma, e por esse motivo é necessário aproximar o conhecimento que é produzindo dentro das universidades, e os produtores rurais, para assim gerar um melhoramento da atividade de pecuária. “Essa discussão é importantíssima para a conservação desse bioma. O que nós estaremos trazendo para dentro do evento são as características de manejo dentro desse bioma e suas potencialidades e principalmente o conhecimento adquirido pelas diversas entidades que pesquisam o tema. E também a aproximação com os produtores que vão estar trazendo para o evento as suas experiências tanto no manejo quanto na preservação do campo nativo” disse.

Gaspar Acácio Oliveira Santana, da Associação Santanense de Engenheiros Agrônomos

Alex Fabiano Gonçalves, engenheiro agrônomo da Secretaria municipal de Agricultura, destaca a importância da colaboração conjunta dos municípios de Livramento e Rivera estarem somam esforços para realizar um evento dessa magnitude que servirá para abordar estudos relacionados a conservação e diversificação da matriz produtiva dentro do campo nativo. “Para nós é muito importante a discussão desse tema para o nosso município que ainda conserva uma grande área com este tipo de bioma que é exatamente importante para a sociedade em um todo, desde a preservação da biodiversidade , a questão do armazenamento de carbono, recursos hídricos , controle da temperatura ambiente e uma séries de serviços ecossistêmicos que estão sendo perdidos pela evolução de algumas culturas anuais de forma indiscriminada e isso é uma questão que precisa ser bastante discutida. Também neste evento será discutido sobre as técnicas adequadas de manejo nessas áreas, hoje existe uma grande volume de conhecimento produzido principalmente no Uruguai e no Rio Grande do Sul sobre campo nativo. São pesquisas que mostram índices de produtividade muito interessantes de pecuária em cima do campo nativo. E todos esses temas serão abordados dentro do evento “. A 1ª Charla Binacional de Pecuária Natural acontecerá nos dias 16 e 17, no Movimento Nativo Coxilha de San’tana e terá entrada gratuita.

Postado por Matias Moura

Alex Fabiano Gonçalves, engenheiro agrônomo da Secretaria municipal de Agricultura

 

 

 

 

 

 

 

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos