sáb, 18 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Final do Festival Entre Gineteadas e Pajadas acontece hoje à tarde

Depois de uma sexta-feira(12), de forte instabilidade na fronteira da paz, o sol brilhou intensamente na tarde de sábado para a abertura da segunda edição do Festival Entre Gineteadas e Pajadas que levou um grande público até a Rural de Livramento. Na tarde de ontem foram 100 montarias na em duas categorias, Pelo e Gurupa. O evento que é organizado pelo Movimento Coxilha de Santana e pela Associação e Sindicato Rural do munícipio reúne duas expressões da cultura gaúcha, a gineteada que coloca em prova as habilidades dos ginetes em montar os cavalos “Aporreados” (Xucros) e a pajada que são versos de improviso que são recitados entre as montarias.

Na tarde deste Domingo o festival está marcado para começar as 14 horas com os ginetes classificados para a grande final. O ingresso na arena das gineteadas custa R$8,00.

Mais uma vez, o poeta santanense Anomar Danúbio Viera amadrinhado pelos cantores Daniel Cavaleiro e Robson Garcia e dos músicos Marcelo Holmos e Marcelo Nunes, ficou, a cargo das pajadas.

Segundo Dartagnan Soares um dos organizadores do festival, a expectativa para a final de hoje é que o evento supere a marca do ano passado, quando no Domingo foram mais de 3 mil pessoas na arena de gineteadas . Temos ginetes vindos de várias partes do Rio Grande do Sul, cinco ginetes uruguaios e também ginetes da Argentina. No ano passado nós fomos agraciados com o prêmio de melhor festival do gênero na modalidade rédeas pelo site especializado Volta de Honra o que nos enche de orgulho. Nosso festival é nos moldes antigos, onde tem um pajador fazendo letras e pajadas de improviso para cada montaria juntamente com um grupo musical tocando a nossa música. Ao todo são 150 montarias com uma boa premiação. Acredito que este evento seja um festa muito importante para a nossa cidade, região e estado. E fica o nosso convite para quem quiser participar. Nós também queremos tranquilizar as pessoas em relação ao trato com os animais, por exemplo as esporas dos ginetes não são afiadas e nós temos um grande cuidado com os animais que fazem parte do evento. Nós temos um controle muito rígido e uma responsabilidade com o Bem Estar Animal. Queremos convidar a todos para prestigiar a grande final do nosso evento encerrou.

Confira algumas fotos das montarias do primeiro dia do festival.

Texto e fotos : Matias Moura

 

 

 

 

Gabriel Souza destacou a parceria e solidariedade da comunidade chinesa nas doações - Foto: Alexandre Farina

Empresas chinesas somam cerca de R$25 milhões em doações ao Estado

A cerimônia de doação das empresas chinesas ao Rio Grande do Sul foi realizada nesta sexta-feira (17/5) com a participação do governo do Estado, do Consulado-Geral da China e da Associação Brasileira de Empresas Chinesas (Abec). Durante todo o ato, que ocorreu de forma híbrida, os chineses que estavam na sede brasileira do Banco da China, em São Paulo, manifestaram