qua, 27 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Expofeira encerra primeiro final de semana com recorde de público na Rural

A 80ª Expofeira de Santana do Livramento que iniciou no dia 11 e se estende até 21 de Outubro contou com um final de semana repleto de atividades desde o julgamento das raças Angus e Brangus e Hereford e Braford , a segunda edição do Festival Entre Gineteadas e Pajadas que foi o grande responsável pelo Parque do Sindicato e Associação Rural fica completamente lotado. Em pista os melhores ginetes do Rio Grande do Sul, além de delegações do Uruguai e da Argentina que durante dois dias demostram toda a arte da gineteada. Segundo os organizadores do evento, as expectativas foram superadas quanto ao números de pessoas presentes que praticamente lotaram todos os espaços nas arquibancadas e das áreas próximas a pista.

Em um belo Domingo de sol, os apreciadores da cultura gaúcha puderam ver a destreza de alguns dos melhores ginetes dos circuitos de rodeios do nosso estado e também dos país vizinhos. O evento que é organizado pelo Movimento Coxilha de Santana e pela Associação e Sindicato Rural do munícipio reúne duas expressões da cultura gaúcha, a gineteada que coloca em prova as habilidades dos ginetes em montar os cavalos “Aporreados” (Xucros) e a pajada que são versos de improviso que são recitados entre as montarias.

Mais uma vez, o poeta santanense Anomar Danúbio Viera amadrinhado pelos cantores Daniel Cavaleiro e Robson Garcia e dos músicos Marcelo Holmos e Marcelo Nunes, ficou, a cargo das pajadas. Ao final da noite desde Domingo os vencedores foram anunciados. Confira algumas fotos das montarias.

Texto e fotos : Matias Moura

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.