Jovem santanense conquista 4º lugar no Freio do Proprietário em Esteio

A final definiu os melhores do ciclo 2018, Laura Pando garantiu o Freio de Alpaca

Encerrando o ciclo de finais promovidas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que se iniciou na última quarta-feira, 26 de setembro, e seguiu até domingo, 30 de setembro, o Freio do Proprietário definiu seus campeões das seis categorias que levaram os criadores e usuários para a pista do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). No total, 88 competidores passaram pelos três dias de provas da modalidade.
As categorias Master A, Amador A e Amador Feminino A foram definidas na manhã de domingo, 30 de setembro. No sábado, dia 29 de setembro, foram definidas três categorias: Master B, Amador B e Amador Feminino B.
Laura Simões Pando, santanense, montando a égua Basca Querência conquistou o quarto lugar garantindo o Freio de Alpaca na categoria Amador Feminino B. Sua nota foi 9,095. Pela primeira vez competindo, Laura diz que foi uma surpresa chegar à final. “Eu treino há um bom tempo e conseguir chegar à final é uma grande emoção, porque pela primeira vez competindo e já conquistar essa premiação é ótimo”, diz a jovem.
No próximo 12 de outubro, Laura começa um novo ciclo onde participa de uma classificatória em Bagé. “Vamos continuar treinando e eu pretendo estar participando com duas éguas no próximo ano”, comenta.
Wanessa Castilhos, treinadora, diz que o sentimento é algo inexplicável porque sente-se com o dever cumprido. “Não foi fácil, tinham várias competidoras, o nível em Esteio é bem avançado e teve o problema que não podemos entrar na pista antes da prova porque tinham outras competições e isso já era mais um obstáculo. Para ser uma boa competidora eu definiria que é preciso dedicação e acreditar”, destaca.
O coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário da ABCCC, Fernando Gonzalez, avaliou que, além do crescimento da modalidade, ela cumpriu sua função de ser um momento de confraternização e troca de experiências entre os proprietários. “Cumprimos a nossa missão social, aumentamos o número de participantes e qualificamos a competição. Todos os competidores são tratados com um grau de dignidade independente do nível de competição, pois este é nosso objetivo”, salientou.
O julgamento ficou a cargo do trio Luís Rodolfo Machado, Rafael Terra e Roither Bez Barzan na categoria amador e Darlei Hess, Mário Móglia Suñe e Rodrigo Teixeira na categoria Master. No sábado também foram definidos os vencedores das categorias amador do Movimiento a La Rienda, ficando Mario Pires montando Mapuche El Pituco no Amador A e Leonardo Borges montando RJ Alvoroço no Amador B com as primeiras colocações.

Laura Pando montou a égua Basca QuerÊncia (Foto: Cedida)
Wanessa Castilhos entregando o prêmio à Laura (Foto: Cedida)
– Laura no pódio na Pista de Esteio no parque Assis Brasil

Por: Lauren Trindae – laurentrindade@jornalaplateia.com

Grupo Aplateia

Adicionar Comentário

Anúncios