qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bastidores

Free shop é realidade

Já podem ser encaminhados à Receita Federal os pedidos de licença para abertura de lojas free shop em Livramento e em outras 31 cidades brasileiras. O passo que faltava no processo de implantação do sistema foi dado nesta semana, com a homologação do software que será utilizado para o controle do movimento de mercadorias e das vendas nas lojas free shop das fronteiras do Brasil. As entidades empresariais que tanto lutaram pelo sistema, porém, prudentemente preferiram retardar a comemoração pública dessa conquista para depois das eleições, porque muitos dos que dela fizeram parte hoje são candidatos e a divulgação de seus nomes pode acabar conflitando com a legislação eleitoral.

Melhoria no Armour

Enquanto outros se digladiam no debate nem sempre saudável do democrático processo eleitoral brasileiro, o vereador Romário Paz, tranquilamente, fez um gol de placa e conseguiu intermediar o atendimento de um antigo anseio dos moradores e comerciantes do Armour, que é a melhoria das condições de trafegabilidade na travessa que liga a avenida Francisco Reverbel com a rua Pérsio Peducci (acesso à movimentada Pizzaria do Castelhano). A pedido do vereador, que é morador daquele bairro, a Secretaria de Obras fez a colocação de uma generosa camada de rejeito asfáltico, melhorando muito as condições da travessa. Os moradores, com sobradas razões, comemoraram essa conquista.

Livramento ganha mais casas

Diário Oficial da União divulgou Portaria do Ministério das Cidades confirmando projetos do Minha Casa, Minha Vida em diversas regiões do País. A Portaria nº 595, de 25 de setembro, relaciona as propostas habilitadas para análise pela Instituição Financeira, com vistas à contratação de empreendimentos com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social – FDS, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana – PNHU, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV, para atendimento de famílias com renda familiar mensal de até R$ 1.800,00. Para Sant’Ana do Livramento foram aprovados três projetos, um para 12, outro para 16 e o terceiro para 197 moradias.

Audiência destrava Manoela

Enquanto não saem as novas casas, os futuros moradores do loteamento Manoela podem finalmente começar a comemorar: uma audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta semana, proposta pelos vereadores Leandro Ferreira, Carlos Nilo e Evandro Guttebier, permitiu esclarecer de vez os entraves que estavam impedindo a liberação dos “habite-se” para as casas. Representantes da Secretaria do Planejamento, do DAE, da Cooperativa Inovar e a empresa Binotto concordaram em assinar um termo de responsabilidade junto ao MP, assumindo o compromisso de cumprir todos os requisitos até a conclusão das obras.

Por: ediselgarte@jornalaplateia.com WhatsApp (55) 84296522