sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Chuvas intensas causam alagamentos diversos pontos da cidade

Foram quase 90mm de chuvas acumuladas até o meio dia deste domingo e o suficiente para causar transtornos em diversos pontos de Sant´Ana do Livramento. A área de instabilidade que chegou com força na Fronteira ainda durante a madrugada com rajadas de vento que chegaram a atingir a velocidade de 87,4 Km/h, reservou para o domingo de alguns moradores uma árdua tarefa e que se repete todas as vezes que chove com intensidade na cidade. Para quem convive com a incerteza de obras inacabadas ou sem solução, a única e principal atividade neste domingo retirar de dentro de suas casas a água que rapidamente invadiu deixando um rastro de barro e muita indignação. Para boa parte dos moradores do Beco da Belizária, o problema anotado por volta do meio dia deste domingo já vinha sendo anunciado desde que parte da galeria que corta a via desmoronou à margens rua Marques Pavão. Assim, toda a água das chuvas que se acumulou e se avolumou na região central da cidade, acabou entrando com força em muitas residências. “Indignada e com raiva”, destacou uma moradora ao abordar a equipe de reportagem do grupo A Plateia ao se referir aos estragos que as águas da chuva causaram em sua residência. Em boa parte das casas da rua, a água foi implacável e entrou com força chegando a atingir uma altura de aproximadamente meio metro em alguns pontos. Para um dos moradores mais antigos da rua, Márcio Maciel, a situação já beira o limite do insuportável já que uma solução definitiva para o problema ainda não foi dada por parte da municipalidade. “Agora estamos todos aqui retirando água do interior das nossas residências tudo por que a Prefeitura Municipal não deu conta de resolver o problema quando parte da galeria caiu ali ao lado do Posto pela rua Marques Pavão. Era sabido que quando chovesse forte apenas os moradores ficariam no prejuízo, com foi agora. Até quando vamos ter que conviver com essa falta de respeito a quem paga em dia seus tributos? Será que vamos ter que esperar por uma tragédia, que uma casa seja destruída até que o governo municipal dê uma solução definitiva para esse problema? “, disse o morador enquanto retirava água do interior da sua casa usando baldes e panos. Já região do Prado, os ventos fortes da madrugada provocaram a queda de uma árvore que bloqueou totalmente uma das ruas de acesso ao cerro do Registro.

Previsão

Ainda de acordo com os prognósticos repassados pelas principais estações meteorológicas, a previsão é de novas ocorrências e chuva com intensidade variável caia sobre a Fronteira ao longo da semana. A indicação põe em alerta a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros que seguem monitorando pontos considerados críticos na cidade.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,