qui, 18 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Desfile Farroupilha de 20 de Setembro promete colocar mais de 3.500 cavaleiros na rua dos Andradas

Fotos dos Desfile Farroupilha de 2017 – Fotos Matias Moura

Durante esta quarta-feira (19) a Comissão Organizadoras dos Festejos Farroupilhas realizam os últimos ajustes para o Desfile de 20 de Setembro que promete colocar na Rua dos Andradas amanhã  mais de 3.500 cavaleiros, segundo dados repassados pela Inspetoria Veterinária. Entre os destaques desta edição do desfile está o tema estadual proposto pelo Movimento Tradicionalista Gaúcha ( MTG) : O Tropeirismo . Ciclo econômico, social e cultural, e um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo gaúcho, desde os primórdios de sua ocupação europeia pelos jesuítas na região missioneira (1626) e posteriormente por paulistas, lagunistas e portugueses que se estabeleceram inicialmente nos Campos de Viamão, formando as primeiras estâncias oficiais (1732), mediante doação de sesmarias. Estas estâncias tinham principalmente duas finalidades: 1º- garantir pose territorial para Portugal e 2º- dar suporte aos invernadeiros das tropas que vinham do Sul.

Este movimento de ir e vir de pessoas de diversas regiões sul-americanas, cada um com seus costumes, valores, crenças, saberes, etc., agregaram ao homem residente no Rio Grande do Sul uma bagagem cultural que influenciaria num perfil típico do Gaúcho atual.

A importância deste tema para os Festejos Farroupilhas 2018 no Rio Grande do Sul, é recolocar a figura humana do tropeiro, que por muito tempo ficou oculto em nossa história tradicionalista, em seu devido lugar de destaque. O tropeiro, inicialmente aos poucos foi se aquerenciando, adquirindo terras e assim originando novas estâncias, contribuindo para ocupação territorial definitiva do RS. Alguns formaram famílias, casando-se com gaúchas e muitos de seus filhos seguiram as atividades de seus progenitores, garantindo assim, viva as lidas tropeiras de seus antecedentes. Por outro lado, serve de alerta para todos tradicionalistas, que a Tradição Gaúcha não se limita apenas ao Decênio Farroupilha, existem muitos outros elementos importantes que participaram da formação da identidade do povo sul-rio-grandense.

Sobre o desfile

A reportagem conversou com Leonardo Soares, Presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas 2018, que classificou o evento como sucesso total até o presente momento, sem nenhum tipo de incidente e contanto com o apoio maciço da comunidade santanense, seja nos galpões ou nas atividades promovidas no Galpão Crioulo municipal da Praça General Osório. “Nós estamos muito contentes com o trabalho desenvolvido até aqui. A Semana Farroupilha está sendo um sucesso com a participação e envolvimento da comunidade e esperamos que amanhã transcorra um desfile tranquilo para encerrar as nossas atividades com chave de ouro” comenta. Segundo o presidente o desfile está marcado para começar pontualmente às 9 horas, em casa de chuva forte e torrencial o evento será transferido para o próximo Domingo, dia 23 de Setembro. A Comissão Organizadora estima que aproximadamente 3.500 a 3.800 participem do evento com base nos números de exames realizados pela Inspetoria Veterinária do município.

Confira a Ordem do Desfile Farroupilha

1 – Comissão Festejos Farroupilhas E Prefeito Municipal

2 – Brigada Militar

3 – CTG Fronteira Aberta

4 – CTG Rincão Da Carolina

5 – CTG Presilha Do Pago Da Vigia – PTG Maragatos E Chimangos – PTG Poncho Crioulo

6 – PTG Jayme Caetano Braun

7 – CTG Sinuelo Do Caverá

8 – CTG Crioulos Da Fronteira – PTG Tropeiro Velho – Aspoci

9 – GT Nascente Do Ibuirapuita – GT Peão De Estância

10 – Piquete Lanceiros Do Ibicui Da Armada – Inv.Campeira Lanceiro Guapo

11 – Movimento Nativo Coxilha de Santana

12 – Piquete De Tradição E Folclore da mangueira Colorada

13 – Movimento Nativo Upamoroti

14 – Núcleo Santanense De Criadores de Cavalos Crioulos

15 – Fogão Negrinho Do Pastoreio

16 – Galpão Crioulo Caudilhos da Aabb

17 – G.C Epopéia Farroupilha

18 – Mov. De Art. E Folclore Herança Xucra – G.G Passo do Mingote

19 – Galpão Gaúcho Urutau

20 – Galpão Crioulo Malacara

21 – PTG Tropeiros Da Tradição

22 – PTG Raizes Nativas – PTG Guasca do Caverá

23 – CTG Princesa Isabel

24 – Invernada Campeira Parceiros de Palomas

25 – Invernada Campeira Passo Da Guedes

26 – Galpão Crioulo Grito Do Quero-Quero

27 – G.G Passo do Mingote