sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Rotativo será colocado em prática nas próximas semanas em Livramento

Em 2016, foi implementado um ratativo livre, mas não houve avanço na política de mobilidade (Foto: Arquivo- Marcelo Pinto/AP)

Nova modalidade de estacionamento no centro da cidade já está passando por licitação da Secretaria da Fazenda

O secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade confirmou que o estacionamento rotativo vai sair do papel nas próximas semanas. Segundo Ricardo Dutra, novas mudanças no edital foram realizadas pelo Departamento de Licitações, isso porque há vários interessados em prestar o serviço para o Município. “No fim de setembro, início de outubro estaremos abrindo os novos envelopes”, disse Dutra.
De acordo com a licitação, a concessão será por 10 anos, com possibilidade de renovação, contudo os critérios precisam ser mais precisos. Ricardo enfatizou que o Tribunal de Contas e o Ministério Público Estadual, além das empresas envolvidas, estão acompanhando de perto o edital. “Esse zelo é importante que se tenha agora, no início, para não se ter preocupação depois”, acrescentou.
Após a finalização do contrato com a empresa vencedora, o rotativo iniciará sua primeira etapa em 90 dias, e a segunda em 120. “Mas todas as empresas que estão interessadas já confirmaram que iniciarão o serviço completo em 60 dias porque é de interesse deles terem recursos também”, contou o secretário.
O trabalho para fazer um estacionamento rotativo em Sant’Ana do Livramento começou há vários anos. Em 2013, o vereador Carlos Nilo aprovou na Câmara de Vereadores um anteprojeto de lei dando a sugestão ao prefeito da época para que fosse realizada a modificação principalmente no centro.
Aprovada e sancionada em 2014, a legislação nunca entrou em prática em sua efetividade. Antes de encerrar o mandato do último Governo foram realizadas demarcações da chamada área azul como forma de fazer um experimento para a real implantação, mas o trabalho não obteve continuidade.
Com o novo Governo, a expectativa foi renovada, mas agora, em setembro de 2018, uma possibilidade de mobilidade urbana começa a sair do papel. Na legislação, o estacionamento rotativo tem a denominação em duas áreas: a área azul. Com prazo de 2 horas de estacionamento, as ruas Rivadávia Correa e Doas Andradas, entre as ruas transversais Uruguai e Sete de Setembro; a área verde com prazo máximo de 03 horas de estacionamento, que deve ser regulamentada pelo Executivo Municipal.
O evento de instalação da Frente acontecerá às 11 horas na sala João Neves da Fontoura, Plenarinho, no 3° andar da Assembleia, situada na Praça Marechal Deodoro , 101, no centro de Porto Alegre.
A ideia da Frente, proposta pelo deputado Maurício Dziedricki, conta com a assinatura de mais de 15 deputados e terá como objetivo acompanhar a implementação de políticas que promovam o crescimento e a manutenção dos empreendimentos do Estado.

Em 2016, foi implementado um ratativo livre, mas não houve avanço na política de mobilidade (Foto: Arquivo- Marcelo Pinto/AP)

Por: redacao@jornalaplateia.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos