qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Novidade no transporte coletivo em Livramento: modalidade lotação começará em um mês

O micro-ônibus fará uma das linhas de Livramento (Foto: Cedida/AP)

A empresa responsável pela prestação de serviço assinará o documento nesta semana

Sant’Ana do Livramento terá uma nova opção de transporte. O contrato será assinado na próxima semana no Executivo Municipal. O transporte opcional na modalidade lotação será 50% mais cara do que a passagem de ônibus, a um custo de R$3,60. O diferencial serão as linhas – que atravessarão a cidade de um bairro ao outro – não havendo paradas fixas, tanto para baixar como para subir no veículo.
Todas as linhas obrigatoriamente passarão pela Rodoviária de Livramento e o Hospital santa Casa de Misericórdia. “Muitas vezes as pessoas que precisam ir para a rodoviária ou arrastavam mala ou pediam um táxi, e o novo transporte dará mais possibilidades a elas”, afirmou Adilson Petruci dos Santos, responsável pela empresa Visal Transportes, que teve sua proposta aceita pelo Departamento de Licitações da Secretaria da Fazenda.
O novo serviço está saindo do papel por causa da articulação do vereador Carlos Nilo, que encaminhou a informação ao prefeito Ico Charopen. Petruci deu exemplo de uma das linhas. “Nós temos uma linha que sai do frigorífico do Armour e vai lá no paradão da Santa Rosa”, contou. Além da Linha Armour-Prado, haverá a linha Centro—Wilson-Armour, Armour-Wilson-Centro e Faculdade.
No novo transporte coletivo santanense não haverá passe livre, porque é um serviço opcional. Além disso, ninguém poderá ser transportado em pé, nos micro-ônibus os passageiros apenas poderão utilizar as poltronas que serão disponibilizados aos usuários. Os veículos contarão com ar condicionado, wi-fi, cobrador e motorista.
Segundo as informações divulgadas à imprensa, o transporte será feito com um contrato experimental por 06 meses, podendo ser renovado por mais 06 meses até que haja uma licitação. “A nossa expectativa é grandiosa, porque é um transporte de qualidade. Serão seis linhas e terão 10 ônibus, 08 vão trabalhar e dois ficarão na reserva”, finalizou Petruci.
De acordo com o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, a empresa que prestará o serviço em Livramento se habilitou essa semana. “Essa empresa atuará em caráter experimental, por 180 dias. Neste período, se aprovada e confirmada a viabilidade, serão licitadas as linhas de lotação”, afirmou o secretário Ricardo.

Linhas do sistema lotação

Linha 1
Armour-Prado
Pontos: Swift Armour, Escola Ciríno, Escola Professor Liberato

Linha 2
Prado-Armour
Pontos: Liberto, Ciiríno e Swift Armour

Linha 3
Centro-Wilson-Armour
Pontos: Praça Getúlio Vargas, Colégio Maurício cardoso, Secretaria de Obras, Cemitério Municipal, Escola Silvio Ribeiro, Caixa D’água do Wilson, Cemitério Tabatinga, Swift Armour

Linha 4
Armour-Wilson-Centro
Swift Armour, Cemitério Tabatinga, Caixa d’água ilson, Escola Silvio Ribeiro, Cemitério Municipal, Secretaria de obras, Maurício Cardoso, Praça Getúlio Vargas, Prefeitura e avenida João Pessoa

Linha 5
Faculdade
Pontos: Cemitério Municipal, Praça Getúlio vargas, Maurício Cardoso, Prefeitura, Avenida João Pessoa, Praça Internacional, CHS, DAE, Brigada Militar, Righi, Urcamp, Trevo da Brasília

O micro-ônibus fará uma das linhas de Livramento (Foto: Cedida/AP)

Por: redacao@jornalaplateia.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos