sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Variedades especial Mês dos Gaúchos

Editorial:

Não sou gaúcha, mas desde que me mudei para cá, em 2003, me apaixonei por esta terra, pelos costumes e principalmente pelo orgulho que todos sentem de ser daqui! Hoje em dia, não largo o meu chimarrão, torço e sofro pelo Internacional, sei de cor e canto bem alto o hino do Rio Grande do Sul! Ainda não sei dançar o famoso “chamame” mas tenho orgulho de dizer: “EU SOU DO SUL!”

Aqui nós temos um amor pela nossa terra, por mais que não cultivemos de forma veemente as tradições, sempre levamos algo dela conosco, com os costumes, as comidas e bebidas típicas que fazem parte do nosso cotidiano. Ao tomar um chimarrão, fazer um churrasco com os amigos, ir para “fora” aos finais de semana, falar sinaleira ao invés de semáforo, chamar o menino de guri, estamos conservando as tradições e mostrando que podemos gostar de rock, samba, pagode, jazz, música clássica, funk, sertanejo, mas mesmo assim sermos gaúchos.

“É o meu Rio Grande do Sul

Céu, sol, sul, terra e cor

Onde tudo que se planta cresce

O que mais floresce é o amor”

Enfim, a semana farroupilha está se aproximando, a agenda de bailes já tinindo. Vestidos, saias, bombachas, botas e os acessórios tradicionais da indumentária são indispensáveis nos eventos desse mês. O Caderno Variedades te ajuda a renovar a pilcha e expressar toda a tradição e o amor pela cultura gaúcha!

Nossa capa:

Mariana Evaldt exibindo as roupas tradicionais gaúchas que deixam qualquer prenda bonita! Esses looks você encontra na Loja Nativa. Fotografia de Marcelo Pinto.

Agradecimento:

Sindicato Rural de Livramento

Hanelle Abot, editora do Caderno Variedades.

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e