sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Expointer: Border Collie dão show de adestramento e agilidade para o trabalho no campo

Animais auxiliam no campo e participam de apresentações da raça

Na tarde desta sexta-feira (31), durante a 41ª Expointer, foi feito uma demonstração de adestramento dos cachorros border collie. Uma grande apresentação, com diversos animais e treinadores chamou atenção de quem passava pelo parque.

O treinamento de um border collie, assim como de cães de outras raças, vai depender da metodologia de cada treinador. Os comandos são necessários e suficientes para comandar todos os movimentos requeridos de um cão no pastoreio.

O treinador Diego Schaf, de Torres – RS, vice-presidente da Associação Brasileira de Border Collie (ABBC) trouxe os cachorros da Cabanha Criuva, de Santo Antônio da Patrulha para fazer a apresentação na Expointer  e mostrar o desempenho da raça em situações de agilidade.

O treinador demonstra, entre um truque e outro, que o segredo para o adestramento é a paciência e a confiança. Para quem assistiu foi um lindo show de trabalho e atenção dos animais que são adestrados para o trabalho no campo. Lucky se mostrou atento a cada apito e palavra dita pelo treinador. Diego ainda deixou claro para o público que cachorros de mais idade também podem aprender, podem ter vícios, demoram um pouco mais do que os filhotes que estão começando a conhecer a vivência.

Na apresentação, estava Aline Gomes, criadora da Cabanha Criuva. Na foto ela aparece ao lado de Bacana, de 5 anos, que é vice campeã brasileira na competição de novatos ovinos.

Texto e fotos: Lauren Trindade/ Laurentrindade@jornalaplateia.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos