qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bastidores

Velocidade na Chácara

O ronco dos motores vai animar o fim de semana na fronteira. Em promoção da Associação Santanense de Motociclismo, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e do DAE e parceria na organização da equipe do gabinete do vereador Ulberto Navarro, o “Garrão”, a Chácara da Prefeitura sedia neste sábado e domingo a 2ª etapa do Veloterra Fronteira. A programação terá a participação de pilotos brasileiros e uruguaios distribuídos em várias categorias, além de praça de alimentação e sorteio de diversos brindes. Neste sábado serão realizados os treinos nas várias categorias, com acesso gratuito para o público. No domingo, 19, os ingressos custarão R$ 10,00, sendo que crianças até 10 anos estão isentas do pagamento.

Limpeza geral

Vai depender muito da conscientização e participação da comunidade o sucesso do programa “Cidade Linda”, apresentado oficialmente na última quarta-feira durante um encontro no Centro Comunitário da Vila Jaime Camargo/Planalto. 0 programa pretende sensibilizar a população, a princípio, sobre ações adequadas e conscientes para o correto descarte de lixo, incluindo a coleta seletiva. O material reciclável será recolhido pela Associação de Catadores Novos Horizontes, parceiro do programa. Posteriormente, também serão promovidos mutirões, trilhas ecológicas e blitze. Esse trabalho deve se estender depois a outros bairros de Liramento.

Renovação partidária

Mais uma vez prestigiado na chapa do atual governador José Ivo Sartori, tendo indicado novamente para o cargo de vice o empresário José Paulo Cairolli, o PSD se renova também em Livramento, após a saída do deputado Edu Olivera. A nova Executiva Municipal do partido já tomou posse com o objetivo de fortalecer as principais instâncias partidárias, especialmente os departamentos jovem e da mulher. O novo presidente é o suplente de vereador Luis Márcio Dias, o popular Dj Cebola, e como tesoureiro assumiu o ex-vereador Sérgio Munhoz. Ambos destacam e reconhecem o apoio do vereador Antônio Zenoir, do vice-governador Cairolli e do deputado federal Danrlei de Deus. O novo grupo partidário já está preparando tudo para a inauguração, em breve, da nova sede do PSD em Livramento, como parte inclusive da programação política voltada às eleições deste ano.

No ar

Já estão na estrada os santanenses que resolveram se aventurar na campanha eleitoral deste ano. Mesmo antes da liberação da campanha, o grupo de mais de uma dúzia de políticos santanenses natos ou residentes que concorrem a cargos de deputado federal e à Assembleia Legislativa tem percorrido o Rio Grande do Sul com os mais diferentes destinos, mantendo contatos para apoio . As duras regras do pleito tem obrigado os candidatos, por enquanto, a um frequente ir e vir entre a fronteira e a Capital gaúcha. Nesta semana, duas pautas marcaram especialmente as agendas da turma: a abertura e regularização das contas de campanha, para o recebimento de recursos do financiamento de campanha e o pagamento devidamente registrado de todas as despesas, e a gravação dos programas para o horário eleitoral gratuito no radio e TV.

Por: ediselgarte@jornalaplateia.com WhatsApp (55) 84296522

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos