sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

A Administração da “incompetência” garante espaço para o novo secretário

O encontro que deu início ao processo da vaga de Civeira no Executivo Municipal, aconteceu no dia 22 de dezembro de 2017, quando foi eleita a atual Mesa Diretora da Câmara de Vereadores que, segundo o prefeito garantiu uma aproximação entre Executivo e Legislativo, organizada por Civeira (Foto: Divulgação/Ascom)

Mesmo acusando semanalmente o Governo Ico por falta de competência para gerir o Município, o Prefeito e o vereador firmam parceria e Neneco vai para a Prefeitura

Com a pressão sofrida durante mais de um ano, Ico cede e empossa, no dia 26 de março deste ano, Enrique Civeira como secretário Geral de Governo – posto ocupado, até então pela vice-prefeita Mari Machado. A partir daí, Mari foi exonerada de todos os cargos de confiança, sendo isolada apenas em seu gabinete, como Vice-Prefeita.
Mesmo depois das duras críticas, inclusive chamando a Administração de “Governo da incompetência”, Neneco e Ico se abraçaram e fizeram discursos como se nunca tivesse acontecido uma discussão entre eles. Civeira aproveitou para destacar que, em pouco mais de um ano atuando no Legislativo, passara a atuar de forma mais efetiva na gestão. “Há muito o que fazer! Iremos trabalhar efetivamente para começar a mudança no município, mas para isso precisamos trabalhar juntos”, disse na posse.
Ico, por sua vez, disse que a parceria selava um novo momento entre o Executivo e o Legislativo em prol, segundo Ico, do desenvolvimento do município. “Conseguimos avançar e alinhar o Governo com o apoio do Legislativo, e agora teremos uma interlocução direta da Câmara com a Prefeitura, através do novo Secretário”.
Apesar da presença de Civeira no Governo, que já completou quase 5 meses, poucas promessas de campanha se concretizaram. Sobre as denúncias feitas durante 1 ano e quase três meses na tribuna da Câmara de Vereadores, simplesmente foram apagadas, como se jamais tivessem acontecido. Contudo, mesmo com a nomeação de Civeira, ações cobradas por ele, quando vereador, ainda não se efetivaram: a usina de asfalto ainda não funcionou; escolas – como é o caso da Mundo Encantado, nesta semana – continuam com falta de energia; grande parte das estradas rurais continuam sem a devida manutenção; na cidade, a maioria das ruas estão esburacadas; o transporte coletivo, com suas falhas, continua sem licitação; e a Santa Casa continua sem solução.

O encontro que deu início ao processo da vaga de Civeira no Executivo Municipal, aconteceu no dia 22 de dezembro de 2017, quando foi eleita a atual Mesa Diretora da Câmara de Vereadores que, segundo o prefeito garantiu uma aproximação entre Executivo e Legislativo, organizada por Civeira (Foto: Divulgação/Ascom)

Por: redacao@jornalaplateia.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos