ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

“Com essa operação a gente mostrou que quem manda ali é a lei”, diz o Comandante Otero

Foto: Marcelo Pinto/AP.

Coordenador geral da Receita Federal e Comandante da Brigada Militar fazem um balanço da operação que avaliou as mercadorias apreendidas em mais de 100 mil reais

Após a operação da Brigada Militar e Receita Federal com o intuito de combater a venda irregular no Centro Popular de Compras, o comandante da Brigada Militar e o coordenador da Receita Federal deram uma entrevista coletiva à imprensa.

Segundo eles, foi uma operação muito bem realizada, pontual e rápida. “Tínhamos a informação prévia e uma série de fatores possibilitou que a gente pudesse atuar de forma segura e com o menor prejuízo para a comunidade. As mercadorias estão avaliadas em torno de 100 mil reais, mas ainda precisamos apurar a procedência, a origem e verificar qual é o conteúdo. A mercadoria vai para o depósito da Receita, onde será processado de acordo com o que a legislação prevê”, comenta Adilson Valente, coordenador geral da Receita Federal.

De acordo com a previsão normativa será feito um processo administrativo e garantido aos interessados o direito contraditório e a ampla defesa como prevê a constituição. “Se os ilícitos acontecem em um único lugar, a chance de nós ficarmos nesse lugar é maior. Nesse tipo de operação é muito importante o ‘time’, então a gente foi lá, deteve a mercadoria, lacrou e agora vai ser feito a relação de mercadorias e o devido processo legal. Nesse momento, os interessados poderão se manifestar e apresentar suas razões e contrarrazões”, explica Valente.

Além disso, o comandante Otero alertou as pessoas que compram produtos falsificados, pois acham que estão comprando algo de qualidade e a procedência não existe. “Toda aquela quantidade de tênis que foi apreendida e encheu um micro-ônibus, o proprietário confirmou que não tinha nota fiscal e que era falsificado e contrabandeado. Isso é um dano para a comunidade, nós estamos combatendo também naquele local a venda de produtos roubados, furtados e também estamos combatendo a venda de armas, munições e drogas”, diz Otero.

No entanto, as denúncias surgiram das próprias pessoas que trabalham dentro do centro e das pessoas da redondeza porque acabam sendo vítimas de violência muitas vezes. “Com essa operação a gente mostrou que quem manda ali é a lei, é a justiça, é a Brigada Militar, a Receita Federal, a Polícia Federal, enfim, todos os órgãos que nos apoiaram. Foi uma operação lícita, muito produtiva porque tira de circulação aqueles produtos que faziam mal para a comunidade”, revela o comandante.

“Nós temos contabilizado mais de dez pessoas que trabalham para uma única pessoa que é uruguaio e tenta burlar a nossa legislação brasileira com essas pessoas que não tem emprego fixo e se voluntariam para vender diariamente produtos contrabandeados, pirateados e muitas vezes drogas. Nós demos uma resposta positiva para as pessoas que trabalham e querem trabalhar. Tanto é que o pessoal que trabalha dentro do centro aplaudiu a ação e agradeceu porque estão trabalhando corretamente e tem uma meia dúzia que acaba denegrindo e usando o local para vender qualquer tipo de coisa e nós vamos coibir”, ressalta.

Comentários contra a operação

Nas redes sociais, muitas pessoas não apoiaram a operação e deram contra, comentando na publicação do vídeo ao vivo da ação. Segundo Otero, as pessoas tem o direito de comentar e argumentar livremente. “Mas eu quero dizer que Livramento e Rivera têm muitas pessoas que pagam impostos e pagam seus empregados para trabalhar legalmente, então os que estão ilegais causam um dano muito grande porque não estão trabalhando dentro da lei, estão burlando a lei, nós da fiscalização não vamos compactuar com coisas erradas”, finaliza.

 

 

 

 

Nota oficial – Frente Parlamentar Mista Invasão Zero

Mais uma vez, o direito de propriedade, cláusula pétrea da nossa Constituição, foi desrespeitado em nosso país. Os responsáveis por esta grave violação avisaram com antecedência que cometeriam o crime de esbulho possessório e nada foi feito. Também temos testemunhado cenas repugnantes, gente armada com paus e facões impedindo o direito de ir e vir de trabalhadores. Uma verdadeira barbárie,

Encontro discute possibilidade de congelamento de valores e mudanças na avaliação do ITR

Em reunião realizada, na manhã de hoje, no Sindicato Rural, foi proposto ao Executivo um congelamento no valor cobrado dos produtores, bem como uma reformulação na avaliação da cobrança A Secretária da Fazenda de Sant’Ana do Livramento Gisela Alvarez participou, na manhã desta segunda-feira (15), de um encontro com a diretoria da Associação e Sindicato Rural para discutir assuntos pertinentes