qui, 18 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Reitora da Urcamp recebe homenagem do Legislativo de São Gabriel

Vereadores do Legislativo e colegas da Urcamp campus Bagé e campus São Gabriel.

Na manhã de ontem (06), a reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Vereadores de São Gabriel. O ato aconteceu no plenário do Legislativo, e foi proposta pelo vereador Márllon Maciel, do PP. Antes da solenidade, Lia Quintana foi recebida pelo presidente da casa, vereador Vagner Aloy Rodrigues, em seu gabinete. O prêmio é alusivo à gestão da engenheira civil frente a Instituição de Ensino Comunitária, que em 2018 completa oito anos. A entrega da placa foi acompanha pelos vereadores, familiares e colegas de Urcamp do campus Bagé e São Gabriel.

Lia Quintana após-receber a placa de homenagem no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Gabriel.

Lia Quintana foi chamada para receber a homenagem. Após receber a placa do vereador Márllon Maciel, que é acadêmico da Urcamp, ele expor os motivos que o levaram a propor o prêmio. Para ele, a reitora está realizando uma excelente gestão, recuperando a Instituição de Ensino Superior Comunitária como um todo, principalmente em seu município. “A sociedade está ciente da importância da Urcamp para o desenvolvimento regional e a atuação da professora Lia foi determinante para a universidade não fechar as portas em São Gabriel”, relatou.

Lia Quintana recebendo a homenagem do propositor Vereador Márllon Maciel

A reitora, em sua fala, dedicou a homenagem para toda Urcamp, e diz quando recebem um prêmio, é a Instituição que está recebendo também. “Hoje, na primeira hora da manhã, eu fiz a abertura do curso de formação de professores e gestores escolares no campus da Urcamp e falei justamente sobre a importância da educação. Ela é fundamental. Os professores são fundamentais. A Educação muda o mundo. Receber esse prêmio por estar à frente de uma instituição de ensino me deixa orgulhosa e honrada e quando recebo uma placa como esta, não é a Lia que está recebendo, mas a Urcamp”, discursa ao complementar de forma emocionada, “está aqui comigo a minha companheira Isabel Messias. Eu fico muito feliz de receber uma homenagem de São Gabriel, porque a minha mãe era dessa cidade e hoje, aqui nesta casa, está o meu neto Pedro, que é Gabrielense. Então é com muito carinho e com um sentimento de emoção que eu venho até aqui para ser homenageada”, conclui ao ser aplaudida pelos vereadores, familiares e colegas da Urcamp do campus Bagé e São Gabriel.

Vereadores do Legislativo e colegas da Urcamp campus Bagé e campus São Gabriel.

Conversa com presidente da casa

 Assim que chegou ao Legistativo, Lia Quintana, juntamente à companheira Isabel Messias e seus colegas do Campus São Gabriel, foi convidada a comparecer à sala da presidência, onde foi recepcionada pelo presidente vereador Vagner Aloy Rodrigues, egresso da Instituição. Em sua conversa com a reitora, ele comentou a sua trajetória, quando foi presidente do DCE da Urcamp, e das lutas em prol dos acadêmicos, bem como o seu esforço ao longo dos nove anos que durou a sua graduação. “É uma honra te receber aqui, professora, pois eu sou parte da Urcamp. Minha formação aconteceu lá e as minhas lutas iniciaram naquela época, quando compreendi a necessidade de quem precisava de incentivos e eu era um deles, pois vendia balas para poder pagar a faculdade”, revela o presidente do Legislativo. Em relação à ligação entre Urcamp e Câmara de Vereadores, Vagner Rodrigues diz à reitora da sua vontade de aproximar as instituições, para que, cada vez mais cedo, as pessoas tenham acesso ao conhecimento no que diz respeito à atuação dos vereadores perante a comunidade. “Eu sou do entendimento que é preciso expor o que é o poder legislativo, executivo e judiciário. Explicar para que se tenha uma formação de cidadania, para que a comunidade compreenda qual é o papel da câmara de vereadores. Eu sou aberto a responder qualquer pergunta, seja ela sobre salário, orçamento, diárias; eles precisam cobrar e saber o que cobrar, afinal é importante saber. E isso tudo eu só aprendi quando entrei aqui, como vereador. É por isso que eu tenho esse desejo de levar uma palestra para dentro da Universidade e mostrar essa realidade aos acadêmicos”, explica.

Em resposta, Lia Quintana reconhece a trajetória do presidente. “A diferença que tu faz hoje, pode ter certeza, é graças ao percurso que tu teve até aqui, desde os teus bancos acadêmicos. A tua longa trajetória e a tua luta, fizeram de ti a pessoa e o vereador que tu és hoje”, enfatiza ao aprovar a ideia da palestra. “E está aprovada a tua ideia. As portas da universidade estão abertas para que tu possas explanar uma formação de cidadania com todo nosso Ensino Superior, pois eu também tenho esse entendimento de que é fundamental que o acadêmico tenha desde já o acesso a esse conhecimento”, conclui.

O presidente aproveitou a conversa para contar à reitora sobre a sua proposta do aplicativo da câmara dos vereadores, que foi implementado através do Planejamento. A sua ideia deu certo e, agora, toda comunidade tem acesso aos trâmites do Legislativo. Com o celular na mão, a Câmara oferece transparência e agilidade, onde o usuário pode acompanhar as melhorias nas ruas onde mora, por exemplo. O App também permite acesso às pautas das sessões, Leis Municipais, Conheça mais sobre Seu Vereador, Notícias, Transmissões ao vivo das sessões, Ouvidoria e Portal da Transparência. A ideia é construir uma cidade mais democrática e participativa.

Aplicativo da Câmara de Vereadores, ideia do presidente apresentado à reitora Lia Quintana.

“A repetição de erros e estratégias não vai nos levar a caminhos diferentes”, afirma Lorenzoni na Federasul

No Tá na Mesa – reunião almoço da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul – desta quarta-feira (17), a pauta foi Impostos e seus Impactos sobre a Renda dos Gaúchos. Aberto pelo presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa, o evento teve na sequência a participação do presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Paparico Bacci, e dos deputados Rodrigo