qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Abertas inscrições para Seminário de Queijos Artesanais na Expointer

 

Os dados sobre a pesquisa de resgate e regulamentação do queijo colonial gaúcho é um dos assuntos a ser tratado durante o 1° Seminário de Queijos Artesanais, que será realizado durante a Expointer (28), das 8h30 às 13h, no Auditório da Administração Central. Numa promoção da Emater/RS-Ascar, secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), além de Ulbra e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as inscrições para o Seminário estão abertas e podem ser feitas através do link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3g41_PsloS9P1tD5G-NKkggCzXSnY9q1zZhdrDQlJ6Jl4lw/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link

.

De acordo com a programação, o grupo de pesquisa formado por Emater/RS-Ascar, Ulbra e Seapi apresentará os dados sobre o resgate e regulamentação do queijo colonial gaúcho. Em seguida, serão apresentados os dados das análises de queijo colonial dos serviços de inspeção estadual (DIPOA) e federal (SIF), por representantes da Seapi e do Mapa.

O projeto do Queijo Artesanal Serrano será apresentado por representante da SDR e o tema “Fungos em queijos artesanais”, abordado pelo professor Luiz Rosa, da Federal de Minas Gerais. Fabiana Thomé, do Mapa, vai falar sobre “O que são produtos artesanais”, e Ana Groff, da Seapi, sobre “Importância da sanidade do rebanho para a fabricação de queijos artesanais de leite cru”. Após as palestras, haverá debate.

“Nossa expectativa é que participem do Seminário em torno de 150 pessoas, entre estudantes, técnicos e agricultores”, afirmou Bruna Bresolin Roldan, engenheira de Alimentos da Emater/RS-Ascar.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.