sáb, 20 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Feira de produtores rurais acontece na Praça Oriovaldo Greceler

Foto: Marcelo Pinto/AP.

Um ponto que garante clientes há muito tempo

Um dos pontos que pequenos produtores rurais comercializam hortifrútis e produtos da agroindústria familiar é na Praça Oriovaldo Greceler, onde a visibilidade dos produtos é maior.

Foto: Marcelo Pinto/AP.

Esse é o cenário das famosas feiras do produtor rural. Os produtos vêm direto do campo para a feira, por isso, o preço é mais acessível, dizem os agricultores. Muitos deles, já conhecidos por ter há bastante tempo seu local reservado na praça para vender hortaliças, legumes e frutas.

Foto: Marcelo Pinto/AP.

“Quando não é na Oriovaldo Greceler, eu compro na General Osório. Gosto muito das coisas sem agrotóxicos, porque o que a gente compra por ai é com muito agrotóxico. Tenho muita preferência, um queijinho eu adoro”, comenta a cliente  Isabel Fagundes.

Foto: Marcelo Pinto/AP.

Os produtos da agroindústria familiar são comercializados na Praça Oriovaldo Greceler, na Praça General Osório e na feira do produtor. Dona Maria já faz feira há mais de 20 anos, começou vendendo hortaliças e frutas, hoje com a agroindústria legalizada vende outros produtos como queijo colonial, queijo mussarela e iogurte.

Foto: Marcelo Pinto/AP.

“Isso facilita para a gente comercializar nos mercadinhos, todos podem comprar, podem levar para outras cidades, passa na Receita sem problema nenhum”, destaca Maria Teresinha Braz, produtora.

Foto: Marcelo Pinto/AP.

Nena Alencar Braz há 26 anos faz feira, então já tem os clientes garantidos. “Essa é a melhor maneira da gente vender porque se a gente colocar no mercado é o preço que eles querem pagar. Esse ano eu plantei mandioca, tentei vender no mercado e queriam pagar 10 reais uma caixa. Assim não tem como sobreviver plantando”, comenta.

Foto: Marcelo Pinto/AP.
Foto: Marcelo Pinto/AP.
Foto: Marcelo Pinto/AP.
Foto: Marcelo Pinto/AP.

 

 

Até quando mulheres serão mortas por serem mulheres?

Revoltante. Esta é uma das palavras que pode ser utilizada para adjetivar os casos de feminicídios que estão acontecendo na Fronteira “da Paz”. Onde está a sociedade quando um crime desses acontece? Sim, sociedade. Apesar dos territórios, sejam eles brasileiro ou uruguaio, terem por dever garantir a segurança dos seus cidadãos, todos que fazem parte da comunidade têm uma parcela

Caminhos do pampa

Reuniu expressivo número de participantes a caminhada pela Trilha do Cerro do Jarau, realizada no sábado, 6 de abril, em promoção conjunta da Associação do Caminho do Pampa, Prefeitura de Quarai e Estância Santa Rita do Jarau. O evento marcou a criação da trilha, que integra Quaraí às demais trilhas já demarcadas na região Fronteira Oeste, especialmente na área da