qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

“Nós estamos trabalhando para que Livramento continue segura ”

Em apenas três meses à frente do Comando do 2º R P Mon, o Tenente Coronel Glademir Barbosa Otero, destaca a diminuição nos números de ocorrência e o aumento do policiamento nas ruas

Neste mês de julho completou três meses que o Tenente Coronel Glademir Barbosa Otero assumiu o comando do 2º Regimento de Polícia Montada em Santana do Livramento. Desde então, diversas operações policiais já foram realizadas, assim como abordagens aumento do policiamento ostensivo. Tudo isso por conta da experiência em campo do comandante, que é santanense de nascimento, mas atou por muitos anos em grandes operações especiais no País. “Depois de três meses à frente do heroico nós podemos afirmar que a sensação de segurança triplicou, devido as ações da Brigada e suas inúmeras atuações referente às prisões, apreensões e policiamento preventivo. Posso garantir que nós já atingimos mais de 52% de diminuição nas ocorrências em Livramento, mais da metade dessas ocorrências foram zeradas através do policiamento preventivo. Nós apostamos nisso e deu certo”, destacou o comandante.

Aumento de viaturas nas ruas 

Segundo Otero, outra questão que melhorou depois de algumas ações tomadas após a sua chegada foi a sensação de segurança nas ruas. Para se ter uma ideia, por dia são colocadas de 12 a 20 viaturas no policiamento ostensivo, além da Patrulha Escolar, Patrulha Maria da Penha e Combate ao Abigeato. Outras três viaturas de atendimento são colocadas à disposição para as ocorrências do 190 que ficam à disposição da comunidade 24 horas. Duas viaturas sempre estão de prontidão na região central da cidade, 8 motocicletas da Rotam e 8 cavalos para o policiamento montado.

Segundo o comandante, ainda existem 6 viaturas do Pelotão de Operações Especiais com 20 homens à disposição. “Com esses números a disposição e com ações fortes fazendo o policiamento preventivo nós temos na média de 25 a 30 prisões ou apreensões por semana. Muitas delas são termos circunstanciados por pose de entorpecente. Outro ponto que vale destacar é que nós conseguirmos convencer a comunidade a colaborar conosco com informações que chegam a todo o momento. Nós colocamos o nosso serviço de inteligência para verificar e se essas informações passadas pela comunidade procedem, então nós passamos a investigar e realizar as prisões quando necessário”, afirmou.

Sensação de segurança

O que mais tem chamado a atenção positivamente, segundo o comandante Otero, são as pessoas que entram em contato para agradecer pelo serviço prestado pela Brigada Militar.

“O que me deixa feliz é que estou sendo parado pelas pessoas na rua e elas agradecem o que está sendo feito. Então a sensação de segurança aumentou em nosso município, graças aos trabalho dos nossos soldados, cada policial é importante neste processo e significa que nós estamos no caminho certo. Posso afirmar que os policias de Santana do Livramento são os melhores do Brasil, pois eles trabalham com amor e respeito e fazem um trabalho forte quando é preciso. São pessoas que se dedicam dia e noite e a melhor ferramenta contra o crime é o soldado.
Acredito que se tornou um trabalho fácil e alcançamos esses resultados porque a tropa é muito boa”, comentou.

Canal aberto com a comunidade

O comandante aproveitou para destacar também que outro fator que tem contribuído muito para as ações da Brigada Militar são as informações que são repassadas pela comunidade. “Todo o tipo de informação é bem vinda para a Brigada. As vezes uma palavra, um depoimento é o que nos falta para fechar um quebra-cabeça” disse.

Índice alto de Maria da Penha e posse de entorpecentes 

Entre as ocorrências mais frequentes do município estão as de Maria da Penha e posse se entorpecentes. No primeiro caso, o comandante comenta que o índice de ocorrência deste tipo de crime aumenta principalmente nos fins de semana, tendo uma média de 5 atendimentos dia. Já sobre a pose se entorpecentes, Otero destaca que o índice de pessoas que são usuárias de drogas no Município é muito grande, principalmente entre os jovens que estão começando a usar drogas cada vez mais cedo.
“Minha orientação para os pais é que eles acompanhem a vida de seus filhos, na escola e em casa. Que eles procurem saber com quem o filho conversa e se relaciona. Que os pais fiquem atentos ao comportamento dos filhos, verifiquem o computador o celular, as amizades, para evitar surpresas como, por exemplo, que seus filhos sejam aliciados por algum traficante ou outro tipo de pessoa de má índole. Posso afirmar, nesse meu acompanhado nos bairros de Livramento, que existem muitas pessoas que consomem droga aqui. Portanto, mantenha a sua família segura. Porque nós vamos continuar trabalhando para que Livramento, continue segura, a população também tem que fazer a sua parte”, encerrou.

Por: Matias Moura – matiasmoura@jornalaplateia.com

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.