qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Operação prende 6 pessoas por tráfico de drogas perto de escolas

MARCELO PINTO/AP

 

Com a operação denominada Anjos Perdidos a Polícia Civil – com apoio da Brigada Militar – prendeu, na manhã desta quinta-feira (19), 6 pessoas por tráfico de drogas no entorno de, pelo menos, 5 escolas do Município. Treze adolescentes foram apreendidos e levados para a Delegacia.

Entre as apreensões as forças de segurança encontraram 15kg de maconha, 2kg de crack, além de armas e munições. A operação também se estendeu à Vila Santa Clara, onde os policiais apreenderam drogas.

Em entrevista, a delegada Giovana Muller destacou que foi encontrada uma nova droga que começou a circular no Estado. Conhecida como Lean, a bebida roxa é muito conhecida nos Estados Unidos e é feita com uma mistura de remédios proibidos no Brasil. “Infelizmente essa droga é misturado com refrigerante e em bala de goma. Para nós é proibido, mas em Rivera se consegue facilmente”, afirmou a delegada.

Ainda no início da manhã, a Polícia chamou os pais dos 13 jovens apreendidos. Os adolescentes foram ouvidos acompanhados dos pais. A Polícia Civil avalia a possibilidade de internação dos jovens. Já os adultos presos, segundo a delegada Giovana Muller, serão encaminhados ao presídio.

Entenda o que é a droga

De acordo com o site G1, nos Estados Unidos, várias pessoas já morreram com suspeita de overdose do xarope. Entre elas, três cantores de rap que traziam o drank em suas composições. Rappers brasileiros também já cantam sobre a droga.

Em 2014, a principal fabricante de xarope de codeína nos Estados Unidos decidiu tirar o produto do mercado. O rapper Lil Wayne foi internado várias vezes com problemas de saúde, complicações do excesso de codeína.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.