sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

PRF apreende carga de bebidas após tentativa de fuga por 60 km em Santana do Livramento

Divulgação PRF.

A PRF apreendeu 150 litros de bebidas de origem estrangeira na madrugada desta terça-feira (17), na BR 158 em Santana do Livramento. O veículo fugiu por cerca de 60 quilômetros até bater em uma árvore.

Durante ações de fiscalização e combate ao crime, os policiais tentaram abordar um Logan que deixava a cidade pela BR 158. O condutor do Logan, no entanto, ignorou a ordem de parada, acelerou e seguiu na direção dos policiais, que conseguiram se esquivar e evitar o atropelamento.

A equipe policial realizou, então, o acompanhamento tático ao veículo que fugiu em alta velocidade por cerca de 60 quilômetros, até perder o controle e bater em uma árvore às margens da rodovia.

Ao vistoriar o interior do Logan, os policiais encontraram 150 litros de bebidas de origem estrangeira sem o devido desembaraço aduaneiro. Estima-se que o valor da carga seja de, aproximadamente, 14 mil reais e que o provável destino da mercadoria fosse o litoral catarinense.

O motorista do Logan, um homem de 23 anos, teve apenas ferimentos leves. Ele foi preso, encaminhado à polícia judiciária de Santana do Livramento e responderá pelos crimes de descaminho, direção perigosa e tentativa de homicídio. A mercadoria foi apreendida e será encaminhada à Receita Federal.

Somente em 2018, mais de 3 mil litros de bebidas de origem estrangeira foram apreendidos na circunscrição da delegacia de Santana do Livramento por terem ingressado no país de forma irregular.

Divulgação PRF.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos