sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Laranjas produzidas no município fortalecem a economia local

Uma cadeia que facilita desde o produtor até o consumidor final

O pomar de laranjas da fazenda Rogembarh, produzidas em Santana do Livramento já está comercializando a fruta em três pontos da cidade. A plantação fica localizada na estrada do Cerro do Chapéu e esse é o primeiro ano da produção. Somente da laranja de umbigo foi colhido aproximadamente 15 mil quilos.
“Muitas vezes uma fruta que é buscada nas Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), veio de outro estado, chega a Santana do Livramento com dez dias de colhida. No entanto, com uma fruta produzida no município, o comércio local é movimentado com fruta de qualidade de dois a três dias”, comenta Marcos Moraes, proprietário do pomar.
As laranjas no comércio local foram colhidas há três dias, a vantagem de estar próximo ao centro consumidor é que se consegue colher a laranja e rapidamente colocar na gôndola. “Só em ser uma laranja produzida no município, já acho uma coisa muito importante e nós temos que dar valor porque nossa luta é essa. Dar valor ao que é produzido na nossa terra, o que é produzido por nós. Isso só vem a beneficiar o município e vem a melhorar a renda de todos nós”, comenta Marilu da Silva, consumidora.
Com essa plantação e comercialização local fortalece a economia e gera recursos. Acaba favorecendo o produtor, o supermercado que vende a fruta, e o consumidor final. De acordo com José Luiz Righi, diretor da rede de supermercados, essas laranjas chegam ao mercado com toda qualidade. “Não é um produto que fica dias esperando o consumidor. É colhida de acordo com a necessidade da venda, então a fruta está sempre novinha”, explica.
Gandhi Husseim, administrador do supermercado 300, diz que apoia os produtores locais. “Principalmente quando oferecem um produto de qualidade como esse. Damos prioridade ao que é daqui, produzido no município, porque a capital fica na cidade e o dinheiro gira, fortalecendo a economia local”, destaca.

José Luiz Righi, diretor da rede de supermercados Righi.

Gandhi Husseim, administrador do
supermercado 300.
Marilu da Silva, consumidora. Foto: Paulo Leal/AP.

Por: Lauren Trindade – laurentrindade@jornalaplateia.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos