Reitora da Urcamp recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Honraria foi sugerida pelo deputado Luiz Fernando Mainardi e outorgada nesta quarta-feira, em Porto Alegre

A professora Lia Maria Herzer Quintana, reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), foi homenageada nesta quarta-feira (11) pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) com a medalha da 54ª Legislatura. A honraria é oferecida para pessoas que se destacam em sua área de atuação e contribuem para o desenvolvimento do Estado.

Lia ocupa a função de reitora da Urcamp há oito anos e cumpriu um papel relevante na recuperação financeira e educacional da Universidade, que viveu uma grave crise de financiamento na década passada.

A solenidade, que ocorreu na sala da presidência, foi dirigida pelo presidente da ALRS, deputado Marlon Santos. Segundo Santos, o reconhecimento tem um valor significativo para o parlamento estadual. “É uma homenagem institucional conferida a pessoas que fazem a diferença em sua atuação profissional e social”, explicou.

Mainardi destaca atuação de Lia Quintana

O deputado Luiz Fernando Mainardi, autor da sugestão de premiação, destacou o papel fundamental que a atual reitora cumpriu para reerguer a Universidades da Região da Campanha. “Acompanho teu trabalho com admiração e orgulho. Sei das dificuldades da gestão e elogio, publicamente, tua capacidade”, disse o deputado.

Segundo Mainardi – que é formado em Direito na Urcamp – durante a gestão de Lia Quintana, a universidade tornou-se uma das grandes instituições da metade Sul do Rio Grande do Sul. “Esta homenagem é para ti Lia e para toda a tua equipe. Aos professores, estudantes e funcionários da Urcamp, todos responsáveis pela excelência da Univeridade, o que honra Bagé e toda a nossa região”, concluiu.

Universidades gaúchas

A representante do Consórcio das Universidades Gaúchas (Comung) e reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, professora Carmem Lucia de Lima Helfer, registrou que o reconhecimento ao trabalho de Lia frente à Urcamp é, em certo sentido, uma homenagem a todas as Universidades Comunitárias do Estado, que cumprem um papel relevante para o desenvolvimento regional. “Temos 15 Universidades comunitárias no estado, todas com um forte compromisso com o crescimento das comunidades e sustentadas pela força do trabalho e da dedicação de seus gestores, professores e funcionários”, declarou.

Um discurso com o coração

Ao falar, a professora Lia Quintana, não escondeu a emoção em receber o reconhecimento do parlamento gaúcho. “A Assembleia Legislativa é a Casa de todos e por isso esse reconhecimento é muito importante para mim”, disse. A reitora lembrou que conta com uma equipe dedicada e qualificada e dedicou a todos a honraria que recebeu. “A reconstrução da Urcamp foi possível graças ao empenho, ao comprometimento e ao vínculo comunitário de todos que compõem a Instituição”, sustentou

Lia disse, ainda, que a Universidade continua a enfrentar problemas, mas como foi dito em um encontro recente por um colaborador da instituição, “são problemas de um organismo vivo”. “O momento é de descrédito, mas tenho confiança que nossa geração ainda fará a diferença”, concluiu.

A reitora da Urcamp destacou, também, a parceria permanente que o deputado Mainardi tem mantido com a Instituição e o papel que cumpre para abrir portas e ajudar nos encaminhamentos necessários. “Temos uma relação de muitos anos deputado Mainardi. Como sabes, não temos partido na direção da Urcamp. Nosso partido é o desenvolvimento e a parceria. E agradecemos poder contar com sua disposição e disponibilidade sempre que precisamos”, concluiu.

Além de deputados, assessores e funcionários da Urcamp, participaram da homenagem o desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, o Juiz do Trabalho da 4ª Região, Carlos Alberto Lontra, os deputados Nelsinho Metalúrgico e a deputado Miriam Marroni.

Nesta quinta-feira, 12 de julho, a partir das 20h, Lia Quinta será homenageada em Bagé, em cerimônia que acontecerá no Complexo Cultura do Museu Dom Diogo de Souza.

Lia Maria Herzer Quintana

Lia Quintana tem 57 anos, é engenheira civil formada pela Unisinos e mestre na mesma área pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desde 1987 é professora da Urcamp, assumindo a reitoria a partir de 2010. Lia é, também, presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região da Campanha (Corede Campanha).

Grupo Aplateia

Adicionar Comentário