sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bastidores

Direito de defesa

A Frente Parlamentar pelo Direito do Cidadão à Autodefesa, constituída na Assembleia Legislativa gaúcha através de proposição do deputado santanense Edu Olivera organiza Audiência Pública sobre o assunto para esta próxima semana, em Livramento. O evento, que vem sendo realizado em diversos municípios do Rio Grande do Sul, será desenvolvido no plenário da Câmara de Vereadores na próxima sexta-feira, 13, com a participação do próprio Edu e de vários integrantes da Frente, além de autoridades da área da segurança pública em Livramento.

Informações técnicas

A Associado Comercial e Industrial de Livramento-ACIL também promoverá encontro aberto à comunidade no próximo dia 19. Em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade, a entidade disponibilizará aos profissionais desse segmento uma palestra técnica e detalhada sobre o sistema de lojas francas – os “free shops” – que começa a ser implantado nas cidades gêmeas das fronteiras do Brasil. A palestra ficará a cargo do delegado da Receita Federal em Livramento, Adilson Valente, e será realizada no 4º andar do Edifício Palácio do Comércio, das 14 h às 17 h. Estudantes e empresários em geral também poderão participar. Maiores informações e inscrições podem ser obtidas na secretaria da ACIL ou pelo telefone (55) 3242.3200.

Ferradura em julho

Roteiro turístico Ferradura dos Vinhedos ganha destaque especial entre as atrações oferecidas a turistas e à comunidade em geral durante este mês de julho, quando se comemora mais um aniversário de fundação do município. Já estão agendados city tour no roteiro em todos os fins de semana deste mês, a partir deste sábado. Há passeios agendados também para os dias 14, 21 e 28, segundo relata o professor Avelar Fortunato, que coordenou o trabalho acadêmico que resultou na criação do roteiro. Além dessas datas, haverá atividades dias 22 – para celebrar as férias de julho – e 29 e 30, alusiva ao aniversário de Sant’Ana.

O diálogo continua

Afastada formalmente do Governo Ico, a vice-prefeita Maria Machado está fazendo exatamente o que, junto com o atual Chefe do Executivo, prometeu na campanha eleitoral: manter um diálogo sempre aberto com a comunidade. Nos últimos dias ela tem procurado de maneira individual as principais lideranças dos mais distintos setores da sociedade para explicar as razões que, em seu entendimento, causaram seu afastamento do centro do Poder Municipal, ao mesmo tempo em que se apresenta como pré-candidata à Câmara Federal. A atitude dela tem sido elogiada inclusive por integrantes de outros partidos e por membros da base de apoio do Governo Ico. Esta semana, ela visitou na Assembleia Legislativa o deputado estadual e pré-candidato à reeleição Edu Olivera, com quem conversou sobre o quadro político local e sobre o futuro administrativo de Sant’Ana do Livramento.

Fronteira

A senadora Ana Amélia Lemos completa neste domingo, 8, em Livramento, um roteiro pela fronteira oeste. Junto com o pré-candidato ao Governo do Estado, Luiz Carlos Heinze, e com o deputado estadual e pré-candidato à reeleição Frederico Antunes, ela será recebida com um almoço neste domingo no CTG Jayme Caetano Braun.

Sem apoio

Embora respaldado por estudos técnicos que estão sendo desenvolvidos, uma eventual proposta de aumento na taxa de água não deve passar no Legislativo santanense. Nem vereadores da base concordam com um aumento neste momento. Os vereadores Maurício Galo Del Fabro e Ulberto Navarro, “Garrão”, já se posicionaram contra.

Por: ediselgarte@jornalaplateia.com WhatsApp (55) 84296522

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos