qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Alunos da zona rural voltam a sofrer sem o serviço de transporte escolar

(Foto: Marcelo Pinto/AP)

Em algumas instituições já faz mais de 20 dias que os estudantes estão sem ir às aulas

Alunos da zona rural de Sant’Ana do Livramento voltaram a ficar sem o transporte escolar e, consequentemente sem aulas. O assunto veio à tona nesta semana, quando as escolas foram informadas que não haveria mais o serviço aos alunos. Um dos comunicados foi feito à diretora da escola Coxilha de Santo Ignácio, Rosana Rodrigues.
Ela contou que, na quarta-feira recebeu a ligação. “Recebemos a informação de que não teria mais ônibus para os alunos”, contou ela. Desde o início do ano, o Governo do Estado firmou um convênio com o Município para que a Administração Municipal contratasse as empresas para realizar o serviço.
O convênio se deu depois de um entrave de 25 dias, fazendo com que os alunos perdessem aulas já no início do ano letivo. “Primeiro foi no início do ano, depois tivemos a greve dos caminhoneiros, sem falar nas estradas que estão em péssimas condições de trafegabilidade, o que prejudica o transporte”, explicou a diretora destacando os problemas enfrentados pelos alunos durante o ano, que prejudica as aulas.
Além da Escola Coxilha de Santo Ignácio, de acordo com a diretora, outras duas escolas estão enfrentando problemas com a não prestação dos serviços: a Escola Pedro comas e a Escola Rodolfo – que está há 24 dias sem o serviço.
O fiscal do transporte escolar no Município, Luiz Mansilha, reconheceu o trabalho realizado pelas escolas santanenses, contudo ressaltou que o problema foi criado pelo Governo do Estado que, no início do ano, preferiu fazer o convênio apenas por 90 dias (terminando em 31 de julho) e não até o fim do ano.
Agora, o Governo do Estado solicitou ajuda para o Município por mais tempo, garantindo o transporte escolar até o fim do ano aos alunos, porém vai levar algumas semanas para que os novos contratos com as empresas de transporte sejam finalizados, refletindo no dia-a-dia dos alunos.
Luiz Mansilha ressaltou ainda que um documento feito no início do ano demonstra que o Município gasta mais do que arrecada para manter o transporte escolar às escolas do Estado. “No fim do ano nós apresentamos um levantamento dos gastos com o transporte escolar. Nesse relatório foi possível perceber que gastamos mais do que recebemos do Governo do Estado”finalizou.

Transporte escolar volta à pauta dos problemas do Governo (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Por: redacao@jornalaplateia.com

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.