sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Reunião discute a problemática do Mormo

Imagem: Divulgação.

Encontro acontece em Porto Alegre e aborda doença que afeta os equídeos

Na tarde desta terça-feira (03), às 14h, a Embrapa Pecuária Sul irá realizar em Porto Alegre, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a segunda edição do evento que busca discutir a problemática do mormo – doença que afeta os equídeos e que pode ser transmitida dos animais ao homem. Foram convidados a participar representantes de diversas áreas ligadas ao tema.

No encontro, intitulado 2º Seminário da Embrapa: Atualizações sobre o mormo equino, o pesquisador e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Roberto Soares Castro, especialista no tema, irá proferir palestras que abordarão aspectos gerais sobre o mormo no Brasil, bem como várias questões referentes ao seu diagnóstico.

A primeira reunião, ocorrida dois anos atrás, foi fomentada pela preocupação com as metodologias utilizadas para diagnosticar a doença, que, na ocasião, não traziam certeza nos resultados. Isso porque o único teste utilizado até então era o de fixação de complemento, que oferecia limitações, não sendo muito confiável. Além disso, havia também a reclamação em relação à demora do retorno do resultado dos exames para detectar a doença, documento obrigatório para o trânsito de animais.

A falta de certeza no diagnóstico pode trazer dois problemas. O primeiro é a possibilidade de que resultados negativos sejam falhos, acarretando o risco de aumento da contaminação dos animais. Outra questão é a possibilidade do exame com resultado positivo ser incorreto, obrigando o proprietário a abater o animal e interditando sua propriedade, podendo levar a grandes prejuízos financeiros, além de questões que interferem no bem-estar animal.

Imagem: Divulgação.

 

 

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,