sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Município de Santana do Livramento é alvo de fiscalização do CREA-RS

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), estará realizando a partir desta terça-feira (26), uma Blitz de fiscalização na cidade de Santana do Livramento.  O foco da ação que ocorre até o dia 28 são as áreas de Construção Civil, Segurança do Trabalho, Elétrica e Mecânica.

O setor da construção civil na cidade de Santana do Livramento representa um importante elemento de desenvolvimento econômico e social, além de empregar expressiva quantidade de trabalhadores e de impactar significativamente no desenvolvimento da região.

Outra área de grande relevância e que merece atenção especial é a Segurança do Trabalho. Segundo estudo da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, o Estado registrou 41.741 mil acidentes e 2.404 doenças do trabalho em 2016. O levantamento abrange o período entre 2013 a 2016. Somente em 2017, foram notificados 44.145 mil atendimentos e 331 óbitos foram computados. Ou seja, um trabalhador morreu a cada 26,4 horas. O número de mortes representa um crescimento em relação aos dois últimos anos.

Entre os acidentes estão as quedas em altura – que é a causa mais comum de lesões e morte – e os acidentes em trabalhos de escavação e movimentação de cargas.

Sendo assim, é de grande importância que a fiscalização do CREA esteja presente para garantir que as atividades e os serviços de engenharia sejam acompanhados por profissionais e empresas devidamente habilitadas.

A ação tem como objetivo fiscalizar 60 empreendimentos no Município de Santana do Livramento e garantir que todas as obras e serviços da área tecnológica estejam cobertas pelas devidas ART’s registradas por profissionais e empresas devidamente habilitados.

 

Confira o que será fiscalizado em cada área:

 

Civil: Empresas na área da construção civil sem registro; Projeto e execução dos itens de fundações, estrutural, arquitetônico, elétrico e hidrossanitário; Concreto Usinado; Estruturas metálicas e Estrutura pré-moldada.

 

Elétrica: PPCI e SPDA.

Segurança do Trabalho: PPRA e LTCAT; Projeto das instalações elétricas temporárias em canteiros de obras; Projeto e instalação da Linha de vida; Projeto e instalação das bandejas; Projeto, montagem e manutenção de elevador de carga; Projeto, montagem e manutenção do Balancim; Projeto, montagem e manutenção da Grua; Projeto, montagem e desmontagem de andaimes; Projeto, montagem e manutenção do guincho coluna; Projeto, montagem e manutenção dos guindastes; Programa de gerenciamento de Riscos em trabalho em altura e

Treinamentos trabalho em altura.

 

Mecânica: Manutenção preventiva e corretiva de elevador de carga; Montagem e manutenção do Balancim; Montagem e manutenção da Grua e Laudo de estanqueidade.

Contribuição: Bruna Jordana
Gerência de Comunicação e Marketing

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,