qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Dia do desafio é nesta quarta-feira (27)

Foto: Marcos Nagelstein.

Toda comunidade está convidada a realizar por, pelo menos, 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física neste dia

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras de 492 cidades gaúchas realizam, nesta quarta-feira (27), o Dia do Desafio 2018. Neste dia, toda a comunidade está convidada a realizar por, pelo menos, 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
O evento tem como objetivo provocar a reflexão da necessidade de mudar os hábitos para uma vida mais ativa e prazerosa e incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo. Neste ano, Santana do Livramento confronta de forma saudável a cidade de Jaru (RO).
O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Uma novidade deste ano é o Desafio Social, que já está acontecendo. Até amanhã (27), as Unidades Sesc/Senac de todo o Estado estarão arrecadando calçados esportivos, como tênis e chuteiras para crianças e adolescentes. Com o objetivo de beneficiar crianças e incentivar a prática de esportes, os pares serão doados a instituições sociais da cidade.

Foto: Marcos Nagelstein.

Sobre o Dia do Desafio:

O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. Neste ano, em virtude das paralisações que ocorreram no período, a data foi postergada para junho. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.
Neste ano, o evento tem algumas novidades como, por exemplo, o tempo de duração dos confrontos entre as cidades. Agora, as disputas saudáveis são de três anos, assim se pretende proporcionar uma maior troca de experiências das ações de esporte e lazer entre os municípios.
Além disso, após o dia 27 de junho vai acontecer o “Desafio Cidade + Cidade”, que tem a finalidade de promover uma maior integração, cooperação e integração entre os municípios que participaram dos confrontos saudáveis. As duas cidades que competirem entre si, por meio de um cálculo feito pelo Sesc/SP, vão gerar um percentual de mobilização e farão parte de um ranking dentro da sua categoria. O objetivo é que com isto, ao longo do tempo, os municípios troquem ideias, sugestões, projetos, informações, incentivem uma a outra, para que no ano seguinte, juntas melhorem o seu desempenho neste ranking.
Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.
Recentemente, o Governo Federal publicou a Lei 13.645 instituindo o Dia Nacional do Desafio. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e, no Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.