qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bastidores

PAC – Parte I

A Administração Municipal finalmente conclui o grande projeto de saneamento básico na região do Wilson e Tabatinga. São cerca de R$ 7 milhões captados junto ao Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e aplicados na ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto. O projeto, iniciado ainda no governo do ex-prefeito Wainer Machado e capitaneado pelo então diretor do DAE Marcírio da Silva, passou por vários entraves burocráticos e causou cansativos transtornos para os moradores, mas finalmente está concluído. Falta, óbvio, a recuperação das ruas, mas a entrega dessa obra dá esperanças à população do Prado, onde o investimento – a parte 2 do PAC – chega a quase R$ 20 milhões e por enquanto visíveis apenas nos muitos buracos abertos para instalação da rede de esgoto.

Candidatura

A aproximação das datas das convenções para definição das candidaturas nas próximas eleições obriga os partidos a acelerarem também as conversações com seus filiados que possuam chances concretas de vitória eleitoral. Uma das novidades na região é o nome do jornalista Orlando Moraes, que integra a assessoria do deputado Edu Olivera, do PDT. Ele recebeu do próprio pré-candidato ao Governo gaúcho pelo partido, Jairo Jorge, convite para concorrer à Câmara Federal pela região.
Está avaliando o convite.

Seleção

Dentre os vários nomes que já vêm manifestando intenção de disputar cargos nos parlamentos federal e estadual, chama a atenção a exigente seleção feita pelo partido Novo 30, que submete seus possíveis candidatos a uma verdadeira bateria de testes a fim de efetivamente apresentar à sociedade os candidatos mais qualificados para executar seu programa. A advogada santanense Clarissa Simões Pires, a Kaká, já foi aprovada nas etapas mais difíceis e deverá estar entre os cerca de 350 candidatos à Câmara Federal do partido.

Em comunhão com a história

Apesar da difícil relação com a direção local do PDT – representada pelo prefeito Ico Charopen, que não quer aceitar sua filiação ao partido – o deputado estadual Edu Olivera tem se esforçado para construir uma identificação com os principais legados do Trabalhismo. Já esteve reunido com o ex-governador Alceu Collares e, há pouco, fez uma visita ao ex-vereador Agustin Argiles, uma das principais referências da sigla não só em Livramento, mas sim na Fronteira Oeste e no Estado. Recentemente, Argiles foi homenageado no Congresso Nacional, em Brasília, por sua trajetória na política brasileira. Edu Olivera buscar sorver um pouco da experiência de quem a possui de verdade.

Expectativa contagiante

Desempenho do deputado Jair Bolsonaro nas pesquisas está empolgando fronteiriços. Já acontecem reuniões para criar um diretório do Partido Social Liberal (PSL) em Livramento.

Outro exemplo

Várias iniciativas locais vêm servindo de modelo de políticas públicas para outras cidades e até em âmbito estadual pelo Brasil afora, na área da acessibilidade, do resgate e da valorização dos direitos das pessoas com deficiência. A mais recente iniciativa nesse sentido foi a publicação da lei que obriga a reserva de assentos prioritários nos ônibus. A lei, proposta pelo vereador Carlos Nilo Pintos com o apoio do grupo de estudos sobre acessibilidade para pessoas com deficiência da Unipampa de Uruguaiana, teve que ser sancionada pela Câmara de Vereadores local, uma vez que o Executivo não obedeceu o prazo legal para tal. Além de Livramento, somente mais duas cidades brasileiras possuem esse tipo de legislação: Brasília e Curitiba.

Por: ediselgarte@jornalaplateia.com WhatsApp (55) 84296522

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.