sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Dicas e cuidados ao viajar com crianças

Dra. Valene Mota Teixeira: Clínica Pediátrica – Consulta e Puericultura

Viajar é uma das melhores coisas da vida. Para aproveitar da melhor maneira tudo o que um destino turístico pode nos oferecer, temos que ficar atentos aos detalhes e programar muito bem a viagem, especialmente quando ela inclui a presença de crianças.

Confira alguns cuidados que devem ser tomados:

  • Idade:

Não há idade mínima para a criança viajar. Os pais só precisam avaliar a necessidade dessa viagem e tomar todos os cuidados. É melhor evitar viagens com recém-nascidos, que são mais vulneráveis a infecções e outros problemas de saúde. As companhias aéreas só transportam bebês com mais de 7 dias de vida, (Avianca só a partir do 10º dia).

No geral, é recomendado esperar que a criança complete 3 meses, período suficiente para tomar as principais vacinas do calendário, como a BCG (contra tuberculose) e a meningocócica C conjugada (contra meningite e outras infecções). Sempre consulte o pediatra para checar se a criança está em boas condições para viajar.

  • Alimentação:

A alimentação antes de viagens longas deve ser leve e de fácil digestão. Frutas da época, frutas secas e sucos naturais são ótimas opções.  Alimentos gordurosos, frituras, maioneses, molhos, grãos em excesso e bebidas gaseificadas devem ser evitados, pois podem ocasionar um mal-estar na criança.

Atenção: A ingestão de água é essencial para manter a hidratação do corpo.

  • Resfriados:

Não há contraindicação da criança viajar resfriada, mas é prudente uma avaliação pelo pediatra antes da viagem, para ter certeza que se trata apenas de um resfriado.

  • Mudanças de pressão a bordo do vôo, clima e fuso horário podem causar dores de cabeça e de ouvido.

Um gesto simples que ajuda a aliviar tais sintomas é a lavagem do nariz com Solução Fisiológica. Apesar da recomendação, é possível que a criança apresente tanto cefaléia (dor de cabeça), quanto dor no ouvido. É válido ter na bagagem de mão analgésico de uso habitual, previamente prescrito pelo pediatra assistente.

  • Crianças podem sentir dores de ouvido na hora do pouso.

Para alívio das dores de ouvido durante o pouso recomenda-se que a criança mame no peito ou na mamadeira, ou beba água no copo, conforme orientação já existente na Cartilha de Medicina Aeroespacial do Conselho Federal de Medicina.

  • O movimento do carro, ônibus e avião pode provocar náuseas.

O quadro de náuseas ou vômitos relacionado ao movimento de carros, ônibus ou avião é chamado cinetose. Para aqueles que possuem tendência a tais sintomas está indicado o uso de antieméticos 30 minutos a 1 hora antes da viagem, assim como os analgésicos, previamente prescritos pelo pediatra.

  • Procedimentos para adotar antes de uma viagem:

É prudente na semana que antecede a viagem levar a criança ao pediatra assistente para uma avaliação geral e para prescrição dos medicamentos “SOS” e de uso rotineiro. É importante que seja verificado se a criança está com todas as vacinas em dia e se há vacinas recomendadas ou obrigatórias para o destino escolhido.

Endereço: Rua Uruguai, 1909

Telefone: 3244 5886

Horário de atendimento: De segunda à sexta, a partir das 13hs.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos