sáb, 20 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Ginete santanense classifica cavalo para final do Freio de Ouro em Esteio/RS

Fotos: Marcelo Pinto/AP

Entre os dias 7 e 10 de junho, o Parque de Exposições Dorval Ribeiro, em Camaquã no Rio Grande do Sul, recebeu as avaliações que levam mais de oito classificados até a final do Freio de Ouro na Expointer 2018. Foram quatro dias e muitas etapas até a chegar à fase final – Morfologia, Andaduras, Figura, Volta sobre patas, Esbarradas, Mangueira e Campo.
Márcio Maciel, ginete de Santana do Livramento, classificou em quarto lugar o cavalo Guerreiro do Rolador para a Final do Freio de Ouro em Esteio/RS. O ginete já traz no currículo a vitória do Freio de Ouro em 2012 quando montou a égua Sananduva do Salton e também o Freio de Bronze em 2014 com a mesma égua.
A jornada para essa classificatória começou quando o cavalo chegou, em dezembro, no Centro de Treinamento Bom Princípio. “Começamos a treinar ele e vimos que tinha condições de fazer as provas porque o circuito é muito difícil. Depois, ele começou aprender as manobras. O primeiro passo foi passar pela credenciadora de Jaguarão, onde classificamos em 2º lugar. Nesse momento, ele ficou apto a correr a classificatória em Camaquã”, explica Márcio.

O cavalo Guerreiro do Rolador é filho de Matreiro do Itapororó e Araçá do Rolador. O criador e expositor é Alcides Hammer Schmitt do Sítio Buriti de Santo Cristo no Rio Grande do Sul. Nesta classificatória de Camaquã, foram 72 inscritos passando pela supervisão dos técnicos.
Márcio Maciel diz que tudo depende do cavalo porque a disputa hoje está muito acirrada, então tem que ter uma combinação entre o animal e o ginete.
O ginete revela que a expectativa para a final é boa, gosta muito do cavalo e é um animal novo de treinamento. “Ele tem bastante coisa para melhorar e evoluir, mas na Final do Freio acho que ele vai conseguir chegar sim, em plenas condições, no ápice dele”, avalia positivamente.

Fotos: Marcelo Pinto/AP
Fotos: Marcelo Pinto/AP
Fotos: Marcelo Pinto/AP
Fotos: Marcelo Pinto/AP

Por: Lauren Trindade – Laurentrindade@jornalaplateia.com

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,