Curiosidades sobre o Dia dos Namorados – Grupo Aplateia

Curiosidades sobre o Dia dos Namorados

  • Flores: Que os homens têm pouca criatividade todo mundo já sabe, não é? Mas os dados existem para comprovar esta questão.
  • Cerca de 75% das pessoas que comprar flores no Dia dos Namorados são homens! Quer presente mais manjado que isso?
  • Porque rosas? A rosa vermelha era a preferida de Vênus, a Deusa do Amor de Roma! Assim, essa rosa é considerada a rosa do amor! Além disso, está provado que vermelho é a cor do amor e relaciona-se com sentimentos fortes e emoções amorosas.
  • Se presentear: Estima-se que 15% das mulheres que recebem flores no Dia dos Namorados, foram presenteados por si mesmas.
  • Valentine’s Day: Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa o Dia dos Namorado é chamado de Dia de São Valentim, ou Valentines Day, e é comemorado no dia 14 de fevereiro.

A origem dessa comemoração teria acontecido na Roma antiga, em 498 d.C. Em homenagem ao padre Valentim que lutou contra as ordens do imperador Claúdio II de proibir os casamentos no período da Guerra, pois acreditava-se que combatentes solteiros eram melhores. Por descumprir essa ordem e continuar casando os casais apaixonados, Valentim foi condenado à morte. Na prisão, diversos jovens jogavam bilhetes ao padre, um desses jovens era uma mulher cega por quem Valentim se apaixonou, lhe concedendo um milagre e devolvendo-lhe a visão.

Depois disso, Valentim lhe escreveu uma mensagem de adeus, na qual assinava Your Valentine, ou seja Seu Valentim, expressão que é usada até hoje nas comemorações de Dia dos Namorados.

  • No Brasil surgiu como uma data comercial: O Dia dos Namorados é um data especial para todos os casais de apaixonados, mas na verdade, ela surgiu como um dia totalmente comercial.

Esse título pode ser relacionado ao publicitário João Dória, quando em 1949 foi requisitado por uma loja de departamentos paulistas a ajudar a aumentar as vendas no mês de junho, até então, um dos menos lucrativos do ano.

Então, Dória sugeriu criar o Dia dos Namorados, inspirado na data que já era comemorada nos Estados Unidos e na Europa, só que no dia 14 de fevereiro.

A data escolhida, 12 de junho, foi para anteceder o Dia de Santo Antônio, famoso santo casamenteiro. Assim, no dia 12 de junho de 1949 ocorreu o primeiro Dia dos Namorados no Brasil.

  • Primeira caixa de bombons: Em 1800 foi produzida a primeira caixa de bombons para o Dia dos Namorados. Essa invenção maravilhosa foi concebida por Richard Cadbury. Ele com certeza, salvou muitos homens espalhados pelo mundo.
  • Cartão de amor mais antigo: Um dos cartões mais antigos foi emitido em 1415 por Charles, duque de Orleans, a sua esposa, quando era prisioneiro na torre de Londres. O cartão é preservado agora no museu britânico.
  • Pedidos de casamento: Pedir namorada em casamento no Dia dos Namorados é a coisa mais manjada do mundo, não é? Estima-se que mais de 220 mil pedidos de casamentos são feitos todos os anos nesta data especial.
  • Cartas para Julieta: Não é só no filme, mas também na vida real que Julieta recebe cartas. No Dia dos Namorados estima-se que a cidade de Verona, na Itália, lar de Julieta, recebe mais de mil cartas e cartões endereços a criação de William Shakespeare, pedindo conselhos amorosos.

 

Fonte: www.mensagenscomamor.com

Grupo Aplateia

Adicionar Comentário