sáb, 20 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Palestra debateu sobre a importância da cultura afro no país

Aconteceu na tarde da última quinta-feira (07), o evento sobre a formação cultura e saberes afro. A palestra debateu sobre a retrospectiva histórica da chegada do negro no país e a influência cultural como legado com o professor João Batista Conceição.
O evento pioneiro que aconteceu em Santana do Livramento na 19ª Coordenadoria Regional capacitou professores, diretores, supervisores e movimentos sociais sobre a importância da população negra no país.
“Esse evento para nós educadores representa uma evolução quanto à aprendisagem e ao conhecimento do afro em nossa história, principalmente, porque ele deixou várias contribuições que são importantes e são vivenciadas no presente. Então, estarmos estudando e buscando conhecimento sobre a nossa africanidade é importante para nós”, destaca Cindi Pinheiro, assessora pedagógica da pasta étnico-racial.
A palestra abordou sobre a chegada do negro ao Brasil e principalmente a sua contribuição no que se refere à música, à religiosidade, às iguarias, à literatura e à capoeira. “Imaginar um país sem a presença do negro é quase impossível porque a cultura brasileira está extremamente ligada à questão da negritude. Então, a gente faz todo esse traço histórico e vai colocando como seria o Brasil se não houvesse o negro”, comenta João Batista Conceição, palestrante.

Por: redacao@jornalaplateia.com

Até quando mulheres serão mortas por serem mulheres?

Revoltante. Esta é uma das palavras que pode ser utilizada para adjetivar os casos de feminicídios que estão acontecendo na Fronteira “da Paz”. Onde está a sociedade quando um crime desses acontece? Sim, sociedade. Apesar dos territórios, sejam eles brasileiro ou uruguaio, terem por dever garantir a segurança dos seus cidadãos, todos que fazem parte da comunidade têm uma parcela

Caminhos do pampa

Reuniu expressivo número de participantes a caminhada pela Trilha do Cerro do Jarau, realizada no sábado, 6 de abril, em promoção conjunta da Associação do Caminho do Pampa, Prefeitura de Quarai e Estância Santa Rita do Jarau. O evento marcou a criação da trilha, que integra Quaraí às demais trilhas já demarcadas na região Fronteira Oeste, especialmente na área da