Cinema francês no Sesc nesta sexta-feira

Os filmes expostos serão o Balão Vermelho e o desenho animado “Zarafa”

Nesta sexta-feira, 8 de junho, às 18h30min, no Sesc de Santana do Livramento, mais uma vez a mostra é voltada também para o publico infantil. A Aliança Francesa convida a todas as crianças para assistirem dois belos filmes: O Balão Vermelho (“Le Ballon Rouge”) e o desenho animado “Zarafa”. Entrada franca.

O filme “O Balão Vermelho” é um curta-metragem de 1956, vencedor do Oscar (1957, melhor roteiro original) e do Festival de Cannes (1956 – Palma de Ouro, melhor curta-metragem). Na Paris dos anos 50, Pascal (Pascal Lamorisse), um jovem menino francês, encontra um grande balão vermelho atado a um poste de luz e decide desamarrá-lo. Inicia-se uma forte ligação entre o garoto e o balão, que passeiam e brincam juntos pelas ruas da cidade. Eles fogem de um grupo de meninos da idade de Pascal que querem destruir o objeto.

“Zarafa” é uma animação franco-belga inspirada livremente no célebre episódio histórico da girafa oferecida ao rei francês Charles X pelo rei egípcio Méhémet Ali, nos anos 1800. Este desenho nos traz uma fábula contada por um idoso a um grupo de jovens: a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. Maki é capturado para ser vendido como escravo. Ele consegue fugir e acaba no meio de uma horda de girafas, onde desenvolve uma bela amizade com a jovem girafa Zarafa. Após uma série de problemas, Maki se vê obrigado a seguir um Hassan, um senhor acostumado com a vida no deserto que captura Zarafa para dá-la de presente ao rei da França.

 

Grupo Aplateia