sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Com as mãos no futuro

Barber Shop Fio da Navalha promove curso de barbeiro na Penitenciária Estadual de Santana do Livramento

Nesta semana a Barber Shop Fio da Navalha deu início ao projeto que vai capacitar detentos por meio de curso de barbeiro. Esse projeto tem como objetivo oferecer qualificação para apenados (homens e mulheres) e, assim, oportunizar uma nova perspectiva de vida. A expectativa é que no futuro eles estejam capacitados para exercer uma profissão que gere renda e ponha o caminho para o crime ainda mais distante. Com o curso, eles poderão trabalhar em um salão de beleza, montar um negócio e até serem autônomos.
“A ideia é que eles façam o curso para que quando saiam do presídio, tenham uma profissão. Porque dificilmente as pessoas dão emprego para quem é ex-presidiário. A finalidade do curso é essa, que eles se tornem mão-de-obra qualificada para o reingresso na sociedade”, conta Douglas Duarte, proprietário da Barber Shop.
A ideia veio de Douglas e começou a se tornar realidade através de uma parceria com o Juiz da Vara Criminal Gildo Meneghello e com o Diretor do presídio Glauber Cunha.
“Essa história surgiu de uma conversa minha com o Douglas, eu sabia que o Douglas fazia alguns projetos sociais e a gente pensou em levar esse projeto para o presídio, em uma tentativa de trazer um pouco mais de ocupação para eles ali dentro e buscar também, através do curso, uma qualificação para que eles possam ter mais tarde uma profissão viável, que seja justa, honesta e correta. A intenção foi essa”, comenta Gildo.
O curso, com duração de 25 horas, é ministrado por Douglas Duarte e mais um funcionário da barbearia e contará com 5 detentos por turma, sendo uma de cada regime. São duas turmas de início, mas a ideia é que o projeto seja estendido a mais apenados ao longo do ano. A ala masculina também recebe atenção religiosa com visitas periódicas de religiosos que fazem orações, leituras da bíblica e reflexões.

 

Por: redacao@jornalaplateia.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos