sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Wainer Machado, acusado de irregularidades em 2012 na Santa Casa, alega inocência

Processo foi julgado na Vara Federal de Livramento e outros dois réus foram inocentados

O ex-prefeito de Livramento Wainer Viana Machado foi condenado em uma ação de improbidade administrativa julgada pelo Juiz Federal Lademiro Dors Filho da 1ª Vara Federal de Livramento. A condenação é por irregularidades na utilização de verbas federais na Santa Casa. Ele teve os direitos políticos suspensos por três anos e terá de pagar multa civil equivalente a cinco parcelas da remuneração que recebia na época que os fatos ocorreram. Outros três réus foram inocentados. Cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Wainer utilizou valores do Sistema Único de Saúde (SUS), que deveriam ser utilizados para custear serviços como a realização de exames, para contratação e pagamento de funcionários. Ele também teria autorizado o recebimento de valores pela Secretaria Municipal de Saúde por serviços que não teriam sido prestados à população.

De acordo com o MPF, embora o cadastro da secretaria constasse como ativo junto ao Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), na prática, não contava com local físico para operar. As irregularidades já haviam sido apuradas em processo administrativo movido pelo Conselho de Saúde do município.

Em entrevista para o Jornal Zero Hora, Wainer disse não serem verdadeiras as acusações relacionadas ao faturamento de procedimentos não realizados, afirmando que teriam sido prestados por meio de convênio firmado com a Santa Casa do município. Sobre as irregulares de pessoal, justificou que teriam ocorrido para não deixar a população desassistida, uma vez que o município não teria recursos para promover concursos públicos para a contratação de novos servidores.

Atualmente Wainer Machado exerce função de Direção na Santa Casa e teve sua nomeação feita pelo prefeito Ico Charopen. A Santa Casa segue em interdição pelo Poder Público.

 

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos