sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Infestação de moscas preocupa moradores na Vila Palomas

Moradores dizem que moscas chegaram há dois anos com instalação de uma granja na localidade

Nesta semana a reportagem do Jornal A Plateia percorreu a localidade da Vila Palomas a pedido dos moradores. Segundo a dona de casa Terezinha Devanir Gomes as moscas começaram a aparecer há aproximadamente dois anos, quando uma granja se instalou na localidade. A moradora diz que perdeu totalmente o sossego: “Não se pode comer, cozinhar, fritar algo ou mesmo jantar com tranquilidade na sala, porque as moscas ficam em cima da gente. É muita mosca e ninguém aguenta mais”, disse ela. Terezinha garante que a casa e o pátio estão sempre limpos e que as moscas são consequência da suposta sujeira da granja. “Moro aqui há 14 anos e nunca vi isso, e só agora, depois de dois anos, é que estas moscas começaram a aparecer”.
A moradora Irene Alves Borges que mora na Vila há 20 anos também garante que as moscas chegaram com a granja e pede providências. Os moradores encaminharam dois abaixo assinados para o Ministério Público e também solicitaram visita do Departamento de Meio Ambiente.
Em contato com o proprietário da granja, ele preferiu não gravar entrevista, mas descartou a teoria dos populares de que as moscas viriam de sua granja, e garantiu que a granja opera dentro dos padrões de higiene. Ele salientou ainda que faz duas limpezas ao dia e afirmou que as moscas são consequência do lixo dos próprios moradores, da falta de saneamento básico e das queimadas de detritos feitas pelos populares. O empresário disse ainda que as reclamações são fruto da insatisfação dos moradores que não conseguiram vagas de trabalho na sua propriedade por não se adaptarem às regras e destacou: “A minha empresa gera 6 empregos diretos e tem a produção de 12 mil ovos por dia. Abastecemos três supermercados da cidade, padarias e escolas e temos o cadastro ambiental rural, as licenças, alvarás e toda documentação em dia, portanto, estou tranquilo quanto ao meu trabalho” garantiu.
Em contato com o Ministério Público, a assessoria confirmou a existência de um procedimento para cuidar do caso e ouvir os moradores, mas não foi possível repassar detalhes. Com a chegada do inverno a situação tende a ficar amena e os moradores ficam ansiosos pela eliminação das moscas para a próxima estação.

Dona Terezinha diz que não tem paz há dois anos com as moscas
A vila está cercada por uma grande quantidade de moscas

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e