Unipampa promoveu a Semana da China

Universidade proporcionou três dias de atividades sobre a cultura chinesa com convidadas especiais

Encerrou no dia 11 de maio de 2018 a Semana da China, no campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O evento foi promovido pelo curso de Relações Internacionais, pela Diretoria de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais (Daeinter), Pró Reitoria de Graduação (Prograd) e pelo Instituto Confúcio, vinculado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio) e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A delegação chinesa chegou a Santana do Livramento na terça-feira, 8, e foi recepcionada com um passeio pela cidade para conhecer sua interculturalidade e potencialidades. O evento iniciou oficialmente na quarta-feira, 9, no auditório da Universidade, com a diretora do Confúcio PUCRio, Ana Chiao, palestrando sobre a China e sobre o Instituto Confúcio. O evento contou com a presença da comunidade em geral, das instituições brasileiras e uruguaias de Santana do Livramento e Rivera e com a presença dos Representantes da Unipampa: o diretor do Campus, Rafael Schmidt; coordenador Acadêmico, Alexandre Xavier; coordenador do curso de Relações Internacionais, Flavio Lira; especialista em estudos sobre a China, Anna Carletti; coordenador administrativo, Jeferson Ferron; diretor da Daeinter, Cristian Wittmann; e a coordenadora de Relações Internacionais da Daeinter, Kátia Morais.
As palestras, oficinas, minicursos e exposições de fotos se estenderam até dia 11 de maio, com o encerramento do evento previsto para às 14h com a presença dos representantes da Unipampa e Daeinter.
A abertura do evento aconteceu no auditório da unipampa. Ainda durante a abertura da semana na noite de quarta, estudantes, convidados e professores cantaram os hinos brasileiros e do estado do Rio Grande do Sul. O hino da China também foi tocado durante a cerimônia de abertura. Houve uma apresentação especial para os visitantes chineses sobre a cultura gaúcha com dança e música. *Contribuição para o texto de Por Thaisy Finamor.

Oficina de cultura chinesa na Unipampa

As professoras chinesas com a professa Ana Carletti, o professor Flávio Lira, a diretora Ana Qiao, o reitor Marco Hansen e o professor Cristian Wittmann
Alunos de RI que auxiliaram na organização das atividades

Cerimônia de abertura da semana da China

Grupo Aplateia

Anúncios