Promessas X Realidade

Entre as proposta de campanha, o prefeito Ico disse que não queria dinamitar pontes e que o “ranço” político havia terminado

Dezessete meses após assumir a Chefia do Executivo Municipal, o prefeito Ico Charopen enfrenta grande indignação popular. Diariamente, tanto a imprensa formal quanto as redes sociais, registram um sem-número de manifestações de contrariedade em relação à qualidade do serviços prestados pelo Executivo.
As propostas que não foram concretizas e a continuidade dos velhos problemas de infraestrutura do Município, associados às brigas internas com apoiadores e correligionários e a uma postura de enfrentamento diante das reclamações e críticas dos cidadãos, teimam em impedir que o Prefeito cumpra a promessa de “Um Novo Tempo” feita aos santanenses na campanha eleitoral.
Em seu discurso de posse, por exemplo, Ico reafirmou que iniciava a “caminhada daquilo que nós vendemos em praça pública e colocamos em nosso plano de governo. Nós não vamos estar nos queixando do que foi deixado, sabemos o que nós estamos pegando. Temos a responsabilidade de construir um novo tempo para Sant’Ana do Livramento”. Naquele então, afirmou que a filosofia não era dinamitar pontes. “O que é bom nós vamos manter e melhorar. O que não está funcionando, vamos mudar”, apontou.
Muita coisa mudou entre a promessa feita pelo Prefeito e a realidade, 17 meses depois. Basta recordar o que Ico disse na posse e comparar com o atual momento: “Queremos diálogo e transparência. Já tivemos muito o ranço político no Município, e o que a comunidade ganhou com isso?! Nada! Vamos mostrar que é possível ter a harmonia em nossa Sant’Ana do Livramento. Vamos fazer com que todos se sintam honrados por estar nesta terra”, disse ele.
“Eu fui afastada
do Governo”
Uma das primeiras promessas do prefeito de “não dinamitar pontes”, já foi quebrada. No mês passado a ponte entre o prefeito e a vice foi “dinamitada”. Em uma entrevista Mari contou como foi “afastada do Governo” pelo Chefe do Executivo Municipal. Em meio a esse afastamento, não só o diálogo com Mari, mas como a comunidade em geral foi por água a abaixo.
Em um folder de campanha, uma das primeiras promessas foi governar com diálogo, transparência e controle social, valorizando os servidores, promovendo a participação técnica do Governo. Entre as propostas mais aguardadas pela população está a recuperações da infraestrutura urbana e rural. Esse é um dos pontos mais cobrados todas as manhãs, quando o WhatsApp da rádio RCC FM é aberto ao público. As denúncias surgem através de duas linhas: vias que estão totalmente esburacadas e aquelas que tiveram operação tapa-buracos, que não durou 3 dias de forma efetiva.
No tópico de fortalecimento de Educação, Cultura e Turismo está a busca para recursos por um pórtico, que até o momento não foi apresentado, e realizar concurso público para Educação. A última medida apresentada pelo prefeito para “solucionar” a questão dos professores foi fazer uma parceria com uma Oscip, como uma terceirização do serviço.
No quesito estrutura administrativa com foco no planejamento, Ico prometeu realizar o planejamento estratégico da Administração com acompanhamento na Sala de gestão e Monitoramento. Contudo, esses acompanhamentos foram praticamente extintos com a retirada da vice-prefeita da titularidade das secretarias.

Grupo Aplateia

Adicionar Comentário

Anúncios