sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Família tem prejuízo de 30 mil reais com falso sequestro

Os momentos de terror foram vividos pela família de um comerciante de Livramento que foi enganado por criminosos que utilizaram o telefone para extorquir dinheiro das vitimas

Todos os dias nós somos surpreendidos com notícias de pessoas que são enganadas pelos mais variados golpes praticados por criminosos que estão cada vez mais audaciosos e colocando medo nas vítimas, que infelizmente por descuido acabam caindo em armações e sofrendo sérias perdas financeiras.
Pois nesta semana o caso de um “falso sequestro” aconteceu em Sant”Ana do Livramento causando um prejuízo financeiro de aproximadamente 30 mil reais à família de um comerciante. O golpe funciona da seguinte maneira, os criminosos ligam para as vítimas informando que estão com um familiar de refém e pedem dinheiro em troca da liberdade ameaçando matar o refém se o valor do resgate não for pago.

O caso

Na noite de quinta-feira (15) a delegada Ana Luiza Moura Tarouco, titular da 12ª Delegacia de Polícia Regional (12ªDPR) de Livramento realizou uma entrevista coletiva para explicar como funcionou o esquema criminoso. Segundo ela, tudo começou quando o empresário recebeu um telefone dos criminosos informando que eles estavam de posse da sua filha e forçaram ele a sair de casa, e se livrar do celular. O empresário então sumiu. Logo após os criminosos começaram a efetuar ligações para a esposa do empresário dizendo que ele tinha sido sequestrado.
“A informação inicial que nós tínhamos era de que o empresário teria sido sequestrado e que estariam pedindo resgate para a familia para libertá-lo. Num primeiro momento a família não avisou a polícia e tivemos um lapso de várias horas do fato acontecendo sem que a gente soubesse. Até que na manhã de sexta-feira nós fomos procurados e informados do caso. Após um trabalho conjunto de vários órgãos, Policia Civil, Brigada Militar, PF e Polícia Rodoviária Federal, além de um apoio de longe do pessoal do DEIC (Departamento de Investigações Criminais) nós fomos entedendo o caso e percebendo que se tratava de um golpe do “Falso sequestro” disse a delegada .

Os criminosos se basearam em informações  repassadas pelas vítimas

Após a armação dos criminosos que utilizaram as informações que foram passadas pelo casal, eles começaram a exigir o depósito para libertar as vítimas. “Eles agiram de forma muito organizada e técnica, o grupo de criminosos foi conduzindo a situação ora falando com o marido, ora com a esposa de forma que eles mantiveram os dois enredados nesta farsa. Na medida que nós fomos conversando com a esposa, percebemos que a história ia avançando porque eles mesmo (o casal) já tinham repassado várias informações da vida da família que acabaram alimentando a “criatividade” dos criminosos” relatou.
A delegada disse que o empresário foi “levado” via telefone para várias cidades da região onde ele realizou alguns depósitos bancários, e enquanto isso a sua esposa também fazia depósito em Livramento. “A Polícia Civil vai continuar investigando o caso para tentar identificar os autores e na tentativa da recuperação do patrimônio que foi levado, algo em torno de 25 a 30 mil reais” encerra.
Segundo foi investigado até o presente momento, os autores do golpe são de fora do município e possivelmente conseguiram as informações através de dados disponíveis em redes sociais.

Por: redacao@jornalaplateia.com – 17/02/2018 às 0:00

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e