qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

PF: número histórico no RS

O valor total de bens apreendidos e sequestrados chegou a 150 milhões de reais

A Polícia Federal no Rio Grande do Sul encerrou 2017 com 114 operações deflagradas. O número histórico representa aumento de 54% em relação a 2016 e coloca o estado, pelo segundo ano consecutivo, como o que mais realizou operações no país.
Foram 75 ações pelas unidades do interior do estado, sendo 55 pelas delegacias de fronteira, e 39 pela Superintendência Regional, com sede em Porto Alegre. Os crimes tipicamente transfronteiriços, como o contrabando e o tráfico de drogas, representaram 48,3% das operações. Na área de desvio de recursos públicos, as ações passaram de três, em 2016, para dez, em 2017.
O valor total de bens apreendidos e sequestrados chegou a 150 milhões de reais e o prejuízo evitado projetado supera dois bilhões. Destaque-se a apreensão recorde de cocaína, que chegou a 1,7 tonelada, e de 6,6 toneladas de maconha, 4,4 toneladas de agrotóxicos e de mais de cinco milhões de maços de cigarros estrangeiros. Ao longo do ano, foram quatro mil inquéritos relatados, com 3,6 mil pessoas indiciadas.
Para o Delegado Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Sérgio Busato, o resultado operacional demonstra grande e efetiva participação das delegacias do interior do Estado e destaca a repressão aos crimes transfronteiriços. “Houve, ainda, priorização do combate à corrupção, sendo que realizamos dez operações em 2017 com o enfoque na repressão ao desvio de dinheiro público”.
O Superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Ricardo Saadi, destaca que o resultado demonstra que a instituição segue se aprimorando e evoluindo, com novas técnicas e recursos empregados na área operacional. “Cabe ao gestor da instituição fornecer as melhores condições e estrutura de trabalho para que os servidores desempenhem plenamente suas atividades. O desafio para 2018 é elevarmos o nível do trabalho realizado no ano passado, com foco no combate ao desvio de recursos públicos, mas sem deixar de dar atenção a todas as áreas de atuação da Polícia Federal”.
Com informações da Polícia Federal no Rio Grande do Sul.

Por: redacao@jornalaplateia.com – 03/02/2018 às 0:00