sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

História e tradição : 2º RP Mon completa 105 anos hoje

Neste dia 04 de fevereiro, a Brigada Militar comemora mais um ano de uma de suas Unidades mais antigas. Após a instalação provisória de um contingente orinudo de Santa Maria no ano de 1910, o Comandante Geral da Brigada Militar, Cel. Cypriano da Costa Ferreira, propôs a criação, em sua terra natal, de um Regimento de Cavalaria para vigiar a área de Fronteira. Assim em 4 de fevereiro de 1913, através do decreto n º 1931, o Presidente Antônio Augusto Borges de Medeiros, autorizou a criação do 2 º Regimento de Cavalaria, concretizando de forma efetiva a presença da Instituição em Santana do Livramento.

Com o passar dos anos, o 2º Regimento teve como sede a antiga sede do então Clube Pinheiro Machado, a Estância Velha da Tradição, que na atualidade abriga o CTG Estância Velha da Tradição, e a atual sede, inaugurada em 15 de outubro de 1921, sendo ocupada em 27 de março de 1922, por determinação do governo do Estado.

Na atualidade

O Regimento abrange as ações nos municípios de Santana do Livramento, Rosário do Sul, Alegrete, São Gabriel, Manoel Viana, Santa Margarida e Vila Nova do Sul, tendo em seu comando o Tenente Coronel Adilomar Jacson Silva.

” Muito orgulha-me estar a frente desta Unidade tão importante da Brigada Militar possuidora de uma história brilhante de fatos que auxiliam a construir a credibilidade que a Instituição tem junto ao Rio Grande do Sul. Sou gestor de um efetivo que vence as dificuldades com profissionalismo e eficiência.”

Texto: Professor de história Luis Eduardo/ Comunicação Social do 2º R P Mon 

Por: Matias Moura – 04/02/2018 às 0:00

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,